Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18170
Share on
Title: | Uma visão crítica acerca do programa Mais Educação e o ensino integral |
Authors: | SILVA, Eduardo Alexandre Lima |
Keywords: | Programa Mais Educação; Ensino integral; Educação Física |
Issue Date: | 8-Aug-2016 |
Citation: | SILVA, D. A. L. |
Abstract: | O Programa Mais Educação foi criado no Brasil tendo como objetivo ampliar a formação integral dos alunos da Rede Pública de Ensino do país por meio de incentivos a atividades socioeducativas no contraturno escolar. Tem como prioridade a ressignificação das práticas curriculares das escolas públicas e é desenvolvido prioritariamente em escolas de baixo IDEB e situadas em locais marcados por situações de vulnerabilidade social. O presente trabalho consiste em refletir sobre os princípios políticos-pedagógicos-epistemológicos do Projeto Mais Educação/SEB/MEC e seus limites e possibilidades. Questionamos se, de fato, ele tem atendido aos anseios históricos de melhoria da formação política, humana e escolar dos jovens brasileiros. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura para levantamento e aprofundamento do tema abordado. Após análise percebe-se que o objetivo do ensino integral proporcionado pelo Programa são deixados de lado, já que a maioria das escolas atendidas não oferecem estrutura física adequada para manter os alunos no contraturno. Para agravar a situação, há falta de materiais adequados/necessários para se trabalhar os conteúdos e os monitores são mal remunerados e, principalmente, apresentam carência quanto ao domínio de conhecimentos pedagógicos adequados. Desvios de verba também são apontados. Desta forma, conclui-se que o Programa Mais Educação está sendo usado apenas para manter os alunos fora das ruas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18170 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Eduardo Alexandre Lima.pdf | 845,02 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License