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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18170
Título: Uma visão crítica acerca do programa Mais Educação e o ensino integral
Autor(es): SILVA, Eduardo Alexandre Lima
Palavras-chave: Programa Mais Educação; Ensino integral; Educação Física
Data do documento: 8-Ago-2016
Citação: SILVA, D. A. L.
Resumo: O Programa Mais Educação foi criado no Brasil tendo como objetivo ampliar a formação integral dos alunos da Rede Pública de Ensino do país por meio de incentivos a atividades socioeducativas no contraturno escolar. Tem como prioridade a ressignificação das práticas curriculares das escolas públicas e é desenvolvido prioritariamente em escolas de baixo IDEB e situadas em locais marcados por situações de vulnerabilidade social. O presente trabalho consiste em refletir sobre os princípios políticos-pedagógicos-epistemológicos do Projeto Mais Educação/SEB/MEC e seus limites e possibilidades. Questionamos se, de fato, ele tem atendido aos anseios históricos de melhoria da formação política, humana e escolar dos jovens brasileiros. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura para levantamento e aprofundamento do tema abordado. Após análise percebe-se que o objetivo do ensino integral proporcionado pelo Programa são deixados de lado, já que a maioria das escolas atendidas não oferecem estrutura física adequada para manter os alunos no contraturno. Para agravar a situação, há falta de materiais adequados/necessários para se trabalhar os conteúdos e os monitores são mal remunerados e, principalmente, apresentam carência quanto ao domínio de conhecimentos pedagógicos adequados. Desvios de verba também são apontados. Desta forma, conclui-se que o Programa Mais Educação está sendo usado apenas para manter os alunos fora das ruas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18170
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

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