Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18047
Share on
Title: | Histórias em quadrinhos na educação: memórias resultados e dados |
Authors: | PAIVA, Fábio da Silva |
Keywords: | Educação; Histórias em Quadrinhos; Escola; Comunicação; Education; Comics; School; Communication |
Issue Date: | 22-Jan-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O trabalho apresenta a história das Histórias em Quadrinhos (HQs) e reúne os principais avanços da relação entre educação e HQs. Traz pesquisa realizada com educadores e educadoras do curso de pedagogia e do doutorado em educação da UFPE, analisando as percepções e experiências destes em relação a presença e uso das HQs na educação. Utiliza das pesquisas de educação, comunicação e quadrinhos, apoiando-se nos conceitos de Charlot e Brandão, nos trabalhos de Barros Filho e com o uso de teorias de Vergueiro e Luyten. Analisa fontes oficiais, INEP e MEC, para realizar levantamento sobre a presença das HQs em programas e iniciativas governamentais. Conclui que os educadores e educadoras percebem e reconhecem as HQs como forma de educar e presentes na educação; Estudantes preferem ler quadrinhos e aceitam as iniciativas dos educadores e educadoras; Os orgãos governamentais fazem uso das HQs como estratégia didático-pedagógica e existem programas que se propõem a levar quadrinhos para as escolas, contudo ainda há muitas lacunas e a prática é prejudicada. Aponta como possibilidade de ampliação do estudo a análise de escolas que fazem uso de HQs como atividade curricular, extracurricular e o acompanhamento de disciplinas de quadrinhos no ensino superior, especialmente na formação docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18047 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Histórias em Quadrinhos na Educação Memórias, Resultados e Dados..pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License