Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18047
Título: Histórias em quadrinhos na educação: memórias resultados e dados
Autor(es): PAIVA, Fábio da Silva
Palavras-chave: Educação; Histórias em Quadrinhos; Escola; Comunicação; Education; Comics; School; Communication
Data do documento: 22-Jan-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O trabalho apresenta a história das Histórias em Quadrinhos (HQs) e reúne os principais avanços da relação entre educação e HQs. Traz pesquisa realizada com educadores e educadoras do curso de pedagogia e do doutorado em educação da UFPE, analisando as percepções e experiências destes em relação a presença e uso das HQs na educação. Utiliza das pesquisas de educação, comunicação e quadrinhos, apoiando-se nos conceitos de Charlot e Brandão, nos trabalhos de Barros Filho e com o uso de teorias de Vergueiro e Luyten. Analisa fontes oficiais, INEP e MEC, para realizar levantamento sobre a presença das HQs em programas e iniciativas governamentais. Conclui que os educadores e educadoras percebem e reconhecem as HQs como forma de educar e presentes na educação; Estudantes preferem ler quadrinhos e aceitam as iniciativas dos educadores e educadoras; Os orgãos governamentais fazem uso das HQs como estratégia didático-pedagógica e existem programas que se propõem a levar quadrinhos para as escolas, contudo ainda há muitas lacunas e a prática é prejudicada. Aponta como possibilidade de ampliação do estudo a análise de escolas que fazem uso de HQs como atividade curricular, extracurricular e o acompanhamento de disciplinas de quadrinhos no ensino superior, especialmente na formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18047
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histórias em Quadrinhos na Educação Memórias, Resultados e Dados..pdf2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons