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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16711

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Título: Do mundo para o Brasil : os caminhos do livro didático de Geografia e seus precursores
Autor(es): PACHECO, Soênia Maria
Palavras-chave: Escrita; Geografia; Livro Didático; Historiografia; Writing; Geography; Textbook; Historiography
Data do documento: 12-Jun-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho objetiva resgatar parte da trajetória dos materiais escritos sobre a Geografia, com ênfase, à produção didática. Para atingir tal propósito, o caminho escolhido e percorrido inicia-se nas Antigas Civilizações, chega a Portugal e, finalmente, ao Brasil. Utilizando-se da historiografia, relata-se como os primeiros indivíduos – dos quais se tem notícia –, desenvolveram seus sistemas de escrita; o quanto estes sistemas foram cruciais para a organização dos grupos sociais primitivos e, consequentemente, para a organização espacial. Daí, a complexidade de relações estabeleceu-se, e o conhecimento adquirido, ampliado, aprofundado e perpetuado, a partir, inicialmente, da educação informal, passa, mais adiante, à formalidade e, consequentemente, necessita de registros mais confiáveis. Assim sendo, os suportes de escrita e os códigos de linguagens evoluem com o intuito de atender a essa crescente e complexa rede social, que, tomando o caminho da Europa, vai desembarcar em Portugal e, daí, no Brasil, onde, a Impressão Régia, estabelecida oficialmente apenas no início do século XIX, possibilita o andamento da confecção de documentos e livros, inclusive de obras didáticas, como as de Geografia. Estas, por sua vez, estão aqui propositadamente representadas por três estudiosos, professores e autores precursores, o parisiense Delgado de Carvalho, o paulista Aroldo de Azevedo e o pernambucano, Manuel Correia de Andrade, pois, acredita-se que tais obras constituem raro acervo histórico, guardando em seu cerne, um precioso registro da “História da Educação em Geografia”, com suas concepções educacionais da primeira metade do século XX, mas que possuem o mérito do pioneirismo, da ousadia e que, quer admita-se ou não, ainda exercem sua influência em dias mais atuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16711
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