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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Hernani Loebler
dc.contributor.authorPACHECO, Soênia Maria
dc.date.accessioned2016-04-19T13:41:04Z
dc.date.available2016-04-19T13:41:04Z
dc.date.issued2015-06-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16711
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva resgatar parte da trajetória dos materiais escritos sobre a Geografia, com ênfase, à produção didática. Para atingir tal propósito, o caminho escolhido e percorrido inicia-se nas Antigas Civilizações, chega a Portugal e, finalmente, ao Brasil. Utilizando-se da historiografia, relata-se como os primeiros indivíduos – dos quais se tem notícia –, desenvolveram seus sistemas de escrita; o quanto estes sistemas foram cruciais para a organização dos grupos sociais primitivos e, consequentemente, para a organização espacial. Daí, a complexidade de relações estabeleceu-se, e o conhecimento adquirido, ampliado, aprofundado e perpetuado, a partir, inicialmente, da educação informal, passa, mais adiante, à formalidade e, consequentemente, necessita de registros mais confiáveis. Assim sendo, os suportes de escrita e os códigos de linguagens evoluem com o intuito de atender a essa crescente e complexa rede social, que, tomando o caminho da Europa, vai desembarcar em Portugal e, daí, no Brasil, onde, a Impressão Régia, estabelecida oficialmente apenas no início do século XIX, possibilita o andamento da confecção de documentos e livros, inclusive de obras didáticas, como as de Geografia. Estas, por sua vez, estão aqui propositadamente representadas por três estudiosos, professores e autores precursores, o parisiense Delgado de Carvalho, o paulista Aroldo de Azevedo e o pernambucano, Manuel Correia de Andrade, pois, acredita-se que tais obras constituem raro acervo histórico, guardando em seu cerne, um precioso registro da “História da Educação em Geografia”, com suas concepções educacionais da primeira metade do século XX, mas que possuem o mérito do pioneirismo, da ousadia e que, quer admita-se ou não, ainda exercem sua influência em dias mais atuais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.titleDo mundo para o Brasil : os caminhos do livro didático de Geografia e seus precursorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7988533460641103pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5500701248745011pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to rescue part of the trajectory of the written materials on geography, with emphasis on the didactic production. To achieve this purpose, the path chosen and traveled begins in Ancient Civilizations, arrives in Portugal and finally to Brazil. Utilizing the historiography, it is reported how the first individuals - of which we know of - have developed their writing systems; how these systems are crucial to the social organization of primitive groups and thus to the spatial organization. The complexity of relationships is established, and the knowledge gained, expanded, deepened and perpetuated. The initial informal education gives way to a more formal approach and so, more reliable records are needed. Therefore, writing holders and language codes evolve in order to meet this growing and complex social network, which, taking the road of Europe, will land in Portugal and, hence, in Brazil, where only in the early nineteenth century the Royal Printing was officially established, with which it was possible to progress the preparation of documents and books, including textbooks such as geography. These, in turn, here are purposely represented by three scholars, teachers and precursor authors, Delgado de Carvalho from Paris, Aroldo de Azevedo from São Paulo and Manuel Correia de Andrade from Pernambuco, because it is believed that such works are a rare historical collection, keeping at its core an important record of the "History of Education in Geography," with its educational conceptions of the first half of the twentieth century, and yet with the merit of pioneering, daring and, whether we admit it or not, still exerts its influence in the present days.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

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