Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16711

Comparte esta pagina

Título : Do mundo para o Brasil : os caminhos do livro didático de Geografia e seus precursores
Autor : PACHECO, Soênia Maria
Palabras clave : Escrita; Geografia; Livro Didático; Historiografia; Writing; Geography; Textbook; Historiography
Fecha de publicación : 12-jun-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente trabalho objetiva resgatar parte da trajetória dos materiais escritos sobre a Geografia, com ênfase, à produção didática. Para atingir tal propósito, o caminho escolhido e percorrido inicia-se nas Antigas Civilizações, chega a Portugal e, finalmente, ao Brasil. Utilizando-se da historiografia, relata-se como os primeiros indivíduos – dos quais se tem notícia –, desenvolveram seus sistemas de escrita; o quanto estes sistemas foram cruciais para a organização dos grupos sociais primitivos e, consequentemente, para a organização espacial. Daí, a complexidade de relações estabeleceu-se, e o conhecimento adquirido, ampliado, aprofundado e perpetuado, a partir, inicialmente, da educação informal, passa, mais adiante, à formalidade e, consequentemente, necessita de registros mais confiáveis. Assim sendo, os suportes de escrita e os códigos de linguagens evoluem com o intuito de atender a essa crescente e complexa rede social, que, tomando o caminho da Europa, vai desembarcar em Portugal e, daí, no Brasil, onde, a Impressão Régia, estabelecida oficialmente apenas no início do século XIX, possibilita o andamento da confecção de documentos e livros, inclusive de obras didáticas, como as de Geografia. Estas, por sua vez, estão aqui propositadamente representadas por três estudiosos, professores e autores precursores, o parisiense Delgado de Carvalho, o paulista Aroldo de Azevedo e o pernambucano, Manuel Correia de Andrade, pois, acredita-se que tais obras constituem raro acervo histórico, guardando em seu cerne, um precioso registro da “História da Educação em Geografia”, com suas concepções educacionais da primeira metade do século XX, mas que possuem o mérito do pioneirismo, da ousadia e que, quer admita-se ou não, ainda exercem sua influência em dias mais atuais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16711
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇAO COMPLETA OK.compressed (2).pdf9,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons