Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15664

Comparte esta pagina

Título : Aquisição e desenvolvimento de recursos estratégicos de restaurantes gastronômicos: estudo de multicasos na América Latina
Autor : SALAZAR, Viviane Santos
Palabras clave : Visão Baseada em Recursos; Processo; Aquisição e ou Desenvolvimento de Recursos; Restaurantes Gastronômicos; Resource-Based View; Process; Acquisition and or Development of Resources; Gastronomy Restaurants
Fecha de publicación : 30-ene-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento e/ou aquisição dos recursos estratégicos de restaurantes gastronômicos na América Latina. A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos de cunho qualitativo e longitudinal, sendo desenvolvido nos restaurantes Mocotó, Epice e Astrid y Gaston. Para coletar os dados foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores, jornalistas e críticos gastronômicos além de documentos – cardápios, matérias e livros – que foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nos três casos estudados, os recursos estratégicos foram: os recursos humanos, organizacionais, relacionais, reputacionais, tecnológicos, financeiros e físicos que foram desenvolvidos internamente. Os recursos adquiridos no mercado foram apenas os recursos humanos, físicos e financeiros. Os resultados indicaram também que, nos três casos estudados, o chef de cozinha é um recurso fundamental para qualquer restaurante que almeje ser listado em algum guia gastronômico reconhecido. Este recurso humano foi assinalado como primordial para a concepção e consecução das estratégias dos restaurantes e é apontado como responsável pela combinação e complementariedade dos demais recursos estratégicos. A partir dos resultados, identificou-se que os chefs criaram uma identidade distinta para suas empresas, diferenciando-as da concorrência e gerando vantagem competitiva sustentável.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15664
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Doutorado Viviane Santos Salazar [30-01-2015].pdf5,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons