Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15664

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES, Walter Fernando Araújo de-
dc.contributor.authorSALAZAR, Viviane Santos-
dc.date.accessioned2016-03-03T18:33:21Z-
dc.date.available2016-03-03T18:33:21Z-
dc.date.issued2015-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15664-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento e/ou aquisição dos recursos estratégicos de restaurantes gastronômicos na América Latina. A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos de cunho qualitativo e longitudinal, sendo desenvolvido nos restaurantes Mocotó, Epice e Astrid y Gaston. Para coletar os dados foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores, jornalistas e críticos gastronômicos além de documentos – cardápios, matérias e livros – que foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nos três casos estudados, os recursos estratégicos foram: os recursos humanos, organizacionais, relacionais, reputacionais, tecnológicos, financeiros e físicos que foram desenvolvidos internamente. Os recursos adquiridos no mercado foram apenas os recursos humanos, físicos e financeiros. Os resultados indicaram também que, nos três casos estudados, o chef de cozinha é um recurso fundamental para qualquer restaurante que almeje ser listado em algum guia gastronômico reconhecido. Este recurso humano foi assinalado como primordial para a concepção e consecução das estratégias dos restaurantes e é apontado como responsável pela combinação e complementariedade dos demais recursos estratégicos. A partir dos resultados, identificou-se que os chefs criaram uma identidade distinta para suas empresas, diferenciando-as da concorrência e gerando vantagem competitiva sustentável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVisão Baseada em Recursospt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectAquisição e ou Desenvolvimento de Recursospt_BR
dc.subjectRestaurantes Gastronômicospt_BR
dc.subjectResource-Based Viewpt_BR
dc.subjectProcesspt_BR
dc.subjectAcquisition and or Development of Resourcespt_BR
dc.subjectGastronomy Restaurantspt_BR
dc.titleAquisição e desenvolvimento de recursos estratégicos de restaurantes gastronômicos: estudo de multicasos na América Latinapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0331772105868515pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6093921820124337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe general purpose of this research is to analyze the process of development and/or acquisition of strategic resources of gastronomy restaurants in Latin America. The methodology used was a longitudinal-qualitative multiple case study, carried out at Mocotó, Epice and Astrid y Gaston restaurants. Data were collected through semistructured personal interviews with nine participants, among managers, journalists and food critics, besides some documents - menus, newspapers/magazines and books - which were examined by using content analysis techniques. The results indicated that, in the three cases studied, strategic resources were: human, organizational, relational, reputational, technological, financial and physical resources which, in turn, were developed internally. The resources obtained from the market were exclusively human, physical and financial resources. Moreover, the results also pointed that, in the three cases studied, the chef is the key resource for any restaurant whose purpose is to appear on a recognized gastronomic guide. Such a human resource was referred as being crucial for the design and implementation of restaurants' strategies, as well as being responsible for combining and complementing the other strategic resources. Based on these results, it was found that the chefs have created a distinctive identity for their companies, differentiating them from the competitors and generating a sustainable competitive advantage.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Doutorado Viviane Santos Salazar [30-01-2015].pdf5,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons