Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998

Comparte esta pagina

Título : The impact of commuting duration on youth’s academic performance: could mobility compromise school achievement?
Autor : SANTOS, Robson Douglas Tigre
Palabras clave : Rendimento escolar; Desempenho; Mobilidade social
Fecha de publicación : 15-dic-2014
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumen : Inúmeros trabalhos acadêmicos tem analisado variáveis que supostamente afetam o desempenho escolar, especialmente aquelas mais suscetíveis a políticas públicas. A maioria desses estudos, entretanto, tende a focar em fenômenos restritos ao ambiente escolar por si, enquanto menos atenção é dada a fatores que antecedem o horário de início das aulas. Aproveitando a abundância de informações relevantes disponíveis em uma recente base de dados da Fundação Joaquim Nabuco, nós estimamos o efeito do tempo de viagem da casa até a escola sobre a performance dos alunos, utilizando técnicas de Propensity Score Matching (PSM). Adicionalmente, são aplicados testes de sensibilidade baseados em simulação, com o intuito de verificar a robustez das nossas estimativas ao viés de seleção. Os resultados sugerem que um tempo de viagem mais longo tem efeito negativo significante sobre a performance dos alunos. Em média, estudantes com tempo de viagem maior que uma hora tiveram sua nota diminuída em aproximadamente 0.2 desvio padrão, quando comparados com seus pares cujo tempo de viagem é mais curto. Ademais, os resultados se mostram insensíveis tanto à inclusão de variáveis adicionais quanto à falha da Hipótese de Independência Condicional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação - Robson Douglas Tigre Santos - PIMES UFPE.pdf312,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons