Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998

Compartilhe esta página

Título: The impact of commuting duration on youth’s academic performance: could mobility compromise school achievement?
Autor(es): SANTOS, Robson Douglas Tigre
Palavras-chave: Rendimento escolar; Desempenho; Mobilidade social
Data do documento: 15-Dez-2014
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: Inúmeros trabalhos acadêmicos tem analisado variáveis que supostamente afetam o desempenho escolar, especialmente aquelas mais suscetíveis a políticas públicas. A maioria desses estudos, entretanto, tende a focar em fenômenos restritos ao ambiente escolar por si, enquanto menos atenção é dada a fatores que antecedem o horário de início das aulas. Aproveitando a abundância de informações relevantes disponíveis em uma recente base de dados da Fundação Joaquim Nabuco, nós estimamos o efeito do tempo de viagem da casa até a escola sobre a performance dos alunos, utilizando técnicas de Propensity Score Matching (PSM). Adicionalmente, são aplicados testes de sensibilidade baseados em simulação, com o intuito de verificar a robustez das nossas estimativas ao viés de seleção. Os resultados sugerem que um tempo de viagem mais longo tem efeito negativo significante sobre a performance dos alunos. Em média, estudantes com tempo de viagem maior que uma hora tiveram sua nota diminuída em aproximadamente 0.2 desvio padrão, quando comparados com seus pares cujo tempo de viagem é mais curto. Ademais, os resultados se mostram insensíveis tanto à inclusão de variáveis adicionais quanto à falha da Hipótese de Independência Condicional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Robson Douglas Tigre Santos - PIMES UFPE.pdf312,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons