Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998
Share on
Title: | The impact of commuting duration on youth’s academic performance: could mobility compromise school achievement? |
Authors: | SANTOS, Robson Douglas Tigre |
Keywords: | Rendimento escolar; Desempenho; Mobilidade social |
Issue Date: | 15-Dec-2014 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Abstract: | Inúmeros trabalhos acadêmicos tem analisado variáveis que supostamente afetam o desempenho escolar, especialmente aquelas mais suscetíveis a políticas públicas. A maioria desses estudos, entretanto, tende a focar em fenômenos restritos ao ambiente escolar por si, enquanto menos atenção é dada a fatores que antecedem o horário de início das aulas. Aproveitando a abundância de informações relevantes disponíveis em uma recente base de dados da Fundação Joaquim Nabuco, nós estimamos o efeito do tempo de viagem da casa até a escola sobre a performance dos alunos, utilizando técnicas de Propensity Score Matching (PSM). Adicionalmente, são aplicados testes de sensibilidade baseados em simulação, com o intuito de verificar a robustez das nossas estimativas ao viés de seleção. Os resultados sugerem que um tempo de viagem mais longo tem efeito negativo significante sobre a performance dos alunos. Em média, estudantes com tempo de viagem maior que uma hora tiveram sua nota diminuída em aproximadamente 0.2 desvio padrão, quando comparados com seus pares cujo tempo de viagem é mais curto. Ademais, os resultados se mostram insensíveis tanto à inclusão de variáveis adicionais quanto à falha da Hipótese de Independência Condicional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14998 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Robson Douglas Tigre Santos - PIMES UFPE.pdf | 312,56 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License