Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13092

Share on

Title: O Product Placement no cinema brasileiro
Authors: BEZERRA, Beatriz Braga
Keywords: Publicidade; Cinema; Merchandising; Product Placement
Issue Date: 31-Jan-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A publicidade objetiva persuadir o consumidor sobre determinado produto ou serviço; o cinema tem por premissa o entretenimento, mas também informa e pode defender uma ideia ou conceito. A constante mudança do perfil dos consumidores, cada vez mais críticos e munidos de diferentes tecnologias que alteram suas práticas sociais – para a publicidade e o cinema – faz com que não só as mensagens persuasivas se adequem ao público e suas exigências, mas também a produção cinematográfica considere um novo potencial a ser trabalhado nas películas. O trabalho pretende investigar de que forma a comunicação persuasiva se insere no ambiente cinematográfico do país e de que maneira esses discursos dialogam. Para alcançar tal objetivo, serão pontuados diversos filmes no intuito de exemplificar os níveis e tipos de inserções existentes e já categorizadas. Anúncios publicitários serão também detalhados buscando localizar as etapas fundantes do roteiro. A pesquisa agrupa referenciais teóricos da publicidade, do cinema e das narrativas, passando por estratégias contemporâneas utilizadas na prática suasória e teorias da linguagem que inspiram o hibridismo entre as áreas. Como culminância, analisa-se um roteiro fílmico nacional, buscando aprofundar o conhecimento sobre as negociações de marca, bem como a interferência das inserções na trama.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13092
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Beatriz Braga.pdf4,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons