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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12924

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Título: O olhar do enfermeiro sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura
Autor(es): Lima, Luiziane Souza Vasconcelos de
Palavras-chave: Desenvolvimento da linguagem; Cuidado com lactente; Assistência primaria à saúde; Enfermagem pediátrica
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Os objetivos dessa pesquisa foram conhecer a abordagem de enfermeiros sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura, desvelar sua percepção sobre a importância da observação do desenvolvimento da linguagem e compreender como essa observação é realizada. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A pesquisa ocorreu nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Distrito Sanitário IV em Recife/PE. A amostra foi determinada pelo critério de exaustão. Os sujeitos foram 30 enfermeiros que atuam nas USFs, os quais responderam um questionário para caracterização e uma entrevista semiestruturada, com as seguintes perguntas norteadoras: Que aspectos são abordados na consulta de puericultura? Como você observa o desenvolvimento infantil? Para você qual a importância da observação do desenvolvimento da linguagem na consulta de puericultura? Posteriormente às entrevistas, foram avaliados 150 prontuários, por meio de um roteiro produzido para o presente estudo. As entrevistas foram analisadas pelo software Alceste, versão 2010. Quatro classes de respostas emergiram: Avaliação do desenvolvimento da linguagem na consulta de puericultura; Avaliação do desenvolvimento infantil; Rotina de atendimento nas USFs; Consulta de enfermagem em puericultura. Foi ressaltada, no discurso dos entrevistados, a importância da observação do desenvolvimento da linguagem na puericultura, apesar disso, nem sempre é prioridade na consulta ou o profissional não se sente capacitado. Quanto aos prontuários, 51,3% possuía registro sobre observação do desenvolvimento infantil e apenas em 4% houve registro de observação da linguagem. Ficou demonstrada a necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais que atuam na puericultura, a fim de conscientizá-los sobre a importância do desenvolvimento da linguagem para o desenvolvimento integral da criança.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12924
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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