Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12924
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Queiroga, Bianca Arruda Manchester de | - |
dc.contributor.author | Lima, Luiziane Souza Vasconcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T15:28:07Z | - |
dc.date.available | 2015-04-10T15:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12924 | - |
dc.description.abstract | Os objetivos dessa pesquisa foram conhecer a abordagem de enfermeiros sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura, desvelar sua percepção sobre a importância da observação do desenvolvimento da linguagem e compreender como essa observação é realizada. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A pesquisa ocorreu nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Distrito Sanitário IV em Recife/PE. A amostra foi determinada pelo critério de exaustão. Os sujeitos foram 30 enfermeiros que atuam nas USFs, os quais responderam um questionário para caracterização e uma entrevista semiestruturada, com as seguintes perguntas norteadoras: Que aspectos são abordados na consulta de puericultura? Como você observa o desenvolvimento infantil? Para você qual a importância da observação do desenvolvimento da linguagem na consulta de puericultura? Posteriormente às entrevistas, foram avaliados 150 prontuários, por meio de um roteiro produzido para o presente estudo. As entrevistas foram analisadas pelo software Alceste, versão 2010. Quatro classes de respostas emergiram: Avaliação do desenvolvimento da linguagem na consulta de puericultura; Avaliação do desenvolvimento infantil; Rotina de atendimento nas USFs; Consulta de enfermagem em puericultura. Foi ressaltada, no discurso dos entrevistados, a importância da observação do desenvolvimento da linguagem na puericultura, apesar disso, nem sempre é prioridade na consulta ou o profissional não se sente capacitado. Quanto aos prontuários, 51,3% possuía registro sobre observação do desenvolvimento infantil e apenas em 4% houve registro de observação da linguagem. Ficou demonstrada a necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais que atuam na puericultura, a fim de conscientizá-los sobre a importância do desenvolvimento da linguagem para o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Cuidado com lactente | pt_BR |
dc.subject | Assistência primaria à saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_BR |
dc.title | O olhar do enfermeiro sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Frazão, Iracema da Silva | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiziane Souza Vasconcelos de Lima.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons