Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12924
Comparte esta pagina
Título : | O olhar do enfermeiro sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura |
Autor : | Lima, Luiziane Souza Vasconcelos de |
Palabras clave : | Desenvolvimento da linguagem; Cuidado com lactente; Assistência primaria à saúde; Enfermagem pediátrica |
Fecha de publicación : | 25-feb-2014 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Os objetivos dessa pesquisa foram conhecer a abordagem de enfermeiros sobre o desenvolvimento da linguagem nas consultas de puericultura, desvelar sua percepção sobre a importância da observação do desenvolvimento da linguagem e compreender como essa observação é realizada. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A pesquisa ocorreu nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Distrito Sanitário IV em Recife/PE. A amostra foi determinada pelo critério de exaustão. Os sujeitos foram 30 enfermeiros que atuam nas USFs, os quais responderam um questionário para caracterização e uma entrevista semiestruturada, com as seguintes perguntas norteadoras: Que aspectos são abordados na consulta de puericultura? Como você observa o desenvolvimento infantil? Para você qual a importância da observação do desenvolvimento da linguagem na consulta de puericultura? Posteriormente às entrevistas, foram avaliados 150 prontuários, por meio de um roteiro produzido para o presente estudo. As entrevistas foram analisadas pelo software Alceste, versão 2010. Quatro classes de respostas emergiram: Avaliação do desenvolvimento da linguagem na consulta de puericultura; Avaliação do desenvolvimento infantil; Rotina de atendimento nas USFs; Consulta de enfermagem em puericultura. Foi ressaltada, no discurso dos entrevistados, a importância da observação do desenvolvimento da linguagem na puericultura, apesar disso, nem sempre é prioridade na consulta ou o profissional não se sente capacitado. Quanto aos prontuários, 51,3% possuía registro sobre observação do desenvolvimento infantil e apenas em 4% houve registro de observação da linguagem. Ficou demonstrada a necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais que atuam na puericultura, a fim de conscientizá-los sobre a importância do desenvolvimento da linguagem para o desenvolvimento integral da criança. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12924 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiziane Souza Vasconcelos de Lima.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons