Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12632

Share on

Title: “A Ação Docente na EAD: A mediação do tutor entre o discurso e a prática.”
Authors: SILVA, José Severino da
Keywords: Educação a distância; Ação docente e Mediação Pedagógica
Issue Date: 3-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A educação a distância cada vez mais amplia seu raio de desenvolvimento no país. Essa ação, também requer uma ação docente cada vez mais diversificada no sentido do uso da ferramenta tecnológica e no desenvolvimento dos múltiplos papéis que surgem a partir desta realidade. Nesse sentido, o professor-tutor vem desenvolvendo uma mediação muito mais ampla e complexa do que está previsto nos documentos oficiais e programas dos cursos a distância em que atuam, no entanto, não é considerado docente na modalidade. Investigamos o papel docente do professor-tutor nos cursos a distância em Pernambuco como forma de buscar elementos para complementar essa discussão. Tendo como sujeitos professorestutores que atuam em quatro instituições distintas no Estado, selecionados a partir do formulário GDOCS, comparamos as informações com os documentos oficiais e projeto dos cursos em que atuam utilizando a análise de conteúdo para relacionar as informações e entender a ação desenvolvida pelos professores-tutores em sua atuação nos AVEAS. Concluímos que a ação do professor-tutor na educação a distância se distancia da real ação docente desenvolvida por ele, uma vez que, estas acabam por extrapolarem os limites estabelecidos nos documentos oficiais e projetos dos cursos nos AVEAS em que atuam no sentido da construção da aprendizagem junto aos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12632
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSS.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons