Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12578
Title: O ensino de estratégias de leitura no Programa Aluno Conectado: o caso de um docente de Língua Portuguesa
Authors: SILVA, Janaina Fernanda dias da
Keywords: Estratégias de leitura;Tecnologias móveis;Ensino da leitura
Issue Date: 31-Jan-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação tem como foco o ensino das estratégias de leitura, numa sala de Ensino Médio, com a utilização dos tablets distribuídos pelo Programa Aluno Conectado. Fundamenta-se por teóricos da leitura, na perspectiva sócio-interacionista, como Marcuschi (2008), Solé (1998), Elias; Koch (2011), além de teóricos relacionados às tecnologias móveis e sem fio para a educação, como Naismith et al. (2004), Saccol, Schlemer e Barbosa (2010), Snyder (2010), entre outros. Nosso sujeito foi um professor de Língua Portuguesa (Ensino Médio). A abordagem foi qualitativa, de caráter descritivoexploratório e do tipo estudo de caso. Nossos instrumentos de coleta de dados foram entrevista, questionário e observação direta. Os resultados obtidos mostraram que o docente não ensina estratégias de leitura, mas utiliza algumas delas durante a aula. Além disso, observamos que há uma relação entre as estratégias de leitura utilizadas em sala de aula e o gênero trabalhado. Também observamos que a falta de conectividade e de conhecimento do material disponibilizado nos tablets, entre outras questões, fizeram com que o professor não usasse adequadamente o tablet em favor do ensino e da aprendizagem da leitura. Este estudo aponta para a necessidade de aprofundamento no que se refere à importância das estratégias de leitura quando as tecnologias móveis e sem fio são utilizadas na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12578
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Janaina Fernanda Dias da Silva.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons