Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12578

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVES, Thelma Panerai-
dc.contributor.authorSILVA, Janaina Fernanda dias da-
dc.date.accessioned2015-03-13T17:51:53Z-
dc.date.available2015-03-13T17:51:53Z-
dc.date.issued2014-05-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12578-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como foco o ensino das estratégias de leitura, numa sala de Ensino Médio, com a utilização dos tablets distribuídos pelo Programa Aluno Conectado. Fundamenta-se por teóricos da leitura, na perspectiva sócio-interacionista, como Marcuschi (2008), Solé (1998), Elias; Koch (2011), além de teóricos relacionados às tecnologias móveis e sem fio para a educação, como Naismith et al. (2004), Saccol, Schlemer e Barbosa (2010), Snyder (2010), entre outros. Nosso sujeito foi um professor de Língua Portuguesa (Ensino Médio). A abordagem foi qualitativa, de caráter descritivoexploratório e do tipo estudo de caso. Nossos instrumentos de coleta de dados foram entrevista, questionário e observação direta. Os resultados obtidos mostraram que o docente não ensina estratégias de leitura, mas utiliza algumas delas durante a aula. Além disso, observamos que há uma relação entre as estratégias de leitura utilizadas em sala de aula e o gênero trabalhado. Também observamos que a falta de conectividade e de conhecimento do material disponibilizado nos tablets, entre outras questões, fizeram com que o professor não usasse adequadamente o tablet em favor do ensino e da aprendizagem da leitura. Este estudo aponta para a necessidade de aprofundamento no que se refere à importância das estratégias de leitura quando as tecnologias móveis e sem fio são utilizadas na escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectTecnologias móveispt_BR
dc.subjectEnsino da leiturapt_BR
dc.titleO ensino de estratégias de leitura no Programa Aluno Conectado: o caso de um docente de Língua Portuguesapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Janaina Fernanda Dias da Silva.pdf1,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons