Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12578
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Thelma Panerai | - |
dc.contributor.author | SILVA, Janaina Fernanda dias da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-13T17:51:53Z | - |
dc.date.available | 2015-03-13T17:51:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12578 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como foco o ensino das estratégias de leitura, numa sala de Ensino Médio, com a utilização dos tablets distribuídos pelo Programa Aluno Conectado. Fundamenta-se por teóricos da leitura, na perspectiva sócio-interacionista, como Marcuschi (2008), Solé (1998), Elias; Koch (2011), além de teóricos relacionados às tecnologias móveis e sem fio para a educação, como Naismith et al. (2004), Saccol, Schlemer e Barbosa (2010), Snyder (2010), entre outros. Nosso sujeito foi um professor de Língua Portuguesa (Ensino Médio). A abordagem foi qualitativa, de caráter descritivoexploratório e do tipo estudo de caso. Nossos instrumentos de coleta de dados foram entrevista, questionário e observação direta. Os resultados obtidos mostraram que o docente não ensina estratégias de leitura, mas utiliza algumas delas durante a aula. Além disso, observamos que há uma relação entre as estratégias de leitura utilizadas em sala de aula e o gênero trabalhado. Também observamos que a falta de conectividade e de conhecimento do material disponibilizado nos tablets, entre outras questões, fizeram com que o professor não usasse adequadamente o tablet em favor do ensino e da aprendizagem da leitura. Este estudo aponta para a necessidade de aprofundamento no que se refere à importância das estratégias de leitura quando as tecnologias móveis e sem fio são utilizadas na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias móveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino da leitura | pt_BR |
dc.title | O ensino de estratégias de leitura no Programa Aluno Conectado: o caso de um docente de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Janaina Fernanda Dias da Silva.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons