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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12230
Título: Parceria público privado na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Pernambuco
Autor(es): Silva, Roseane Nascimento da
Palavras-chave: Reforma do estado; Parceria público privado; Ensino técnico
Data do documento: 27-Ago-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: estudo teve como objetivo analisar a relação de Parceria Público Privado em educação e elegeu como fio condutor a educação profissional técnica de nível médio no estado de Pernambuco, no contexto da política de expansão de escolas técnicas, inseridas na lógica do Programa de educação em tempo integral. Assim, é feita uma análise sobre o papel do poder público e da iniciativa privada a partir de uma abordagem crítica, considerando a primeira década de 2000. Enquanto procedimento de pesquisa, foi adotada a análise de conteúdo, a partir de temáticas pré-estabelecidas, com foco nos documentos selecionados e nas entrevistas semi-estruturadas realizadas mediante critérios de pertinência ao tema. A tese defendida na pesquisa desvela um fenômeno real encoberto pelo conceito ideológico e mistificado de parcerias entre o setor público e as organizações de natureza privada: as estratégias do sistema “sociometabólico” do capital de apropriação dos recursos públicos. Nesse contexto, identifica-se a sintonia do governo estadual de Pernambuco com as diretrizes e legislações de reforma do Estado brasileiro, em prol de um modelo gerencial na administração pública e injunções do setor privado na rede pública de ensino. No estado de Pernambuco, o fenômeno se materializa na institucionalização dos ideais privatistas e mercadológicos no sistema escolar público, com repercussões diretas na organização curricular, na formação dos profissionais e estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12230
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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