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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ramon de-
dc.contributor.authorSilva, Roseane Nascimento da-
dc.date.accessioned2015-03-12T18:05:17Z-
dc.date.available2015-03-12T18:05:17Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12230-
dc.description.abstractestudo teve como objetivo analisar a relação de Parceria Público Privado em educação e elegeu como fio condutor a educação profissional técnica de nível médio no estado de Pernambuco, no contexto da política de expansão de escolas técnicas, inseridas na lógica do Programa de educação em tempo integral. Assim, é feita uma análise sobre o papel do poder público e da iniciativa privada a partir de uma abordagem crítica, considerando a primeira década de 2000. Enquanto procedimento de pesquisa, foi adotada a análise de conteúdo, a partir de temáticas pré-estabelecidas, com foco nos documentos selecionados e nas entrevistas semi-estruturadas realizadas mediante critérios de pertinência ao tema. A tese defendida na pesquisa desvela um fenômeno real encoberto pelo conceito ideológico e mistificado de parcerias entre o setor público e as organizações de natureza privada: as estratégias do sistema “sociometabólico” do capital de apropriação dos recursos públicos. Nesse contexto, identifica-se a sintonia do governo estadual de Pernambuco com as diretrizes e legislações de reforma do Estado brasileiro, em prol de um modelo gerencial na administração pública e injunções do setor privado na rede pública de ensino. No estado de Pernambuco, o fenômeno se materializa na institucionalização dos ideais privatistas e mercadológicos no sistema escolar público, com repercussões diretas na organização curricular, na formação dos profissionais e estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma do estadopt_BR
dc.subjectParceria público privadopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.titleParceria público privado na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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