Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11577
Share on
Title: | Uma Análise da Cenografia em Games Realistas |
Authors: | BELÉM, Maria Eduarda Nery da Fonseca |
Keywords: | Cenografia; Ambientes virtuais compartilhados; Video games; Game design |
Issue Date: | 27-Feb-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa busca estabelecer um paralelismo entre aspectos de cenografia real e a cenografia virtual de games 3D a partir de uma análise da cenografia do MMORPG World of Warcraft. Em um primeiro momento demonstraremos o quanto a cenografia virtual ainda é vista somente como uma representação bidimensional e tratada como uma ilustração ou uma imagem fotográfica. Em seguida traçaremos uma retrospectiva histórica da cenografia que nos fornecerá parâmetros para compreender sua natureza e função, que seguirá até o ponto onde, ao cruzar a mesma com a história dos games, estabelecerá uma relação analítica com a cenografia virtual tal qual fosse ela um cenário tridimensional real – considerando para isso o seu caráter imersivo e tratando de questões referentes ao uso da perspectiva e do hibridismo estético. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11577 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_MARIA_EDUARDA_BELEM.pdf | 10,8 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License