Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1152
Share on
Title: | Análise da Utilização da Tecnologia de Groupware para a Gestão do Conhecimento: o Caso da CHESF |
Authors: | da Silva Alcoforado, Elidomar |
Keywords: | Gestão do conhecimento; Groupware; Administração; CHESF |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | da Silva Alcoforado, Elidomar; Rodrigues Filho, José. Análise da Utilização da Tecnologia de Groupware para a Gestão do Conhecimento: o Caso da CHESF. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar a influência de utilização das tecnologias de groupware nos processos de criação, disseminação, compartilhamento e gestão do conhecimento na empresa CHESF. O estudo observou na empresa analisada as diferentes ferramentas de tecnologia groupware, em especial a INTRANET, a rede corporativa e o Lotus Notes como facilitadores da gestão do conhecimento. A dissertação foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, não partindo de hipóteses pré-estabelecidas, pelo método do estudo de caso. Foi realizada uma revisão teórica dos principais conceitos alusivos à relação entre tecnologias de groupware e gestão do conhecimento para identificar fatores bloqueadores e facilitadores oriundos do uso de tais tecnologias. Os resultados sugerem que as tecnologias de groupware implantadas na empresa têm facilitado o trabalho operacional e melhorado o nível informacional na empresa, a partir de uma gestão da informação, mas não é utilizado sistematicamente para a transferência e compartilhamento do conhecimento organizacional |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1152 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo1668_1.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License