Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10082

Compartilhe esta página

Título: Sistema de gestão educacional por meio de indicadores
Autor(es): PRESSER, Nadi Helena
SILVA, Eli Lopes da
BRASIL, Carla Sofia Dias
Palavras-chave: Sistema de Gestão Educacional; Indicadores; Educação Superior; Senac/SC
Data do documento: Nov-2009
Editor: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul
Citação: PRESSER, N. H. et. al. Sistema de gestão educacional por meio de indicadores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 10., 2009, Assunção. Assunção: Impeau, 2009. 10 p.
Abstract: Relato de uma experiência do processo de construção e operacionalização de um sistema de gestão educacional estruturado com base em indicadores, desenvolvido pela mantenedora do Senac/SC com a participação efetiva das suas sete Faculdades de Tecnologia que, em última instância, tem como objetivo acompanhar, avaliar, orientar e sinalizar necessidades de melhorias ao processo de ensino-aprendizagem da educação superior. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa-ação, concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo institucional. Este relato compreende o desenvolvimento do processo desde as reflexões que envolveram a concepção e validação dos indicadores e a sua aceitação em nível dos gestores até a viabilização operacional do sistema por meio da coleta, registro, recuperação, processamento e visualização das informações produzidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10082
Aparece nas coleções:Trabalhos de eventos (CAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de gestão educacional por meio de indicadores.pdf685,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.