Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9585

Comparte esta pagina

Título : O espírito empreendedor na Igreja Universal do Reino de Deus: as representações sociais sobre empreendedorismo
Autor : Dantas de Figueiredo, Carolina
Palabras clave : IURD; Empreendedorismo; Representações sociais; Poder
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Dantas de Figueiredo, Carolina; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. O espírito empreendedor na Igreja Universal do Reino de Deus: as representações sociais sobre empreendedorismo. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumen : O presente trabalho busca analisar as Representações Sociais de empreendedorismo entre os membros da Igreja Universal do Reino de Deus, por esta denominação concentrar cerca de 2 milhões de adeptos e em função do impacto que gerou na sociedade brasileira desde a sua fundação. A grande novidade que esta Igreja apresenta para os seus seguidores é a capacidade de conjugar elementos metafísicos da teologia cristã com questões do cotidiano dos fiéis, adaptandose às suas necessidades, como é o caso do empreendedorismo. Através da Teologia da Prosperidade a Universal destaca a importância do fiel obter sucesso financeiro para que a promessa de vida e vida com abundância contida na bíblia seja efetivamente cumprida. Dentro desta perspectiva o empreendedorismo, como forma de se ampliar rendimentos, recebe então ares de missão: na IURD, o não se busca apenas obter um trabalho, uma profissão, mas na medida do possível, o fiel deve buscar ter o seu próprio negócio. Optamos por utilizar em nossa pesquisa a Teoria das Representações Sociais por entendermos que as representações revelam as crenças de um determinado grupo e organizam o conhecimento do senso comum, presente na vida cotidiana dos indivíduos em um conhecimento articulado e passível de aplicações práticas. Por meio do estudo das representações do empreendedorismo entre os participantes da IURD pudemos chegar também à forma como a introjeção de tais representações colabora para que a Igreja exerça seu poder sobre os fiéis uma vez que estabelece idéias e valores comuns aos seus membros e aponta para as sanções e gratificações que podem decorrer de determinados comportamentos considerados certos ou errados e representados por meio de termos como: fé, criatividade, sucesso e fracasso
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9585
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9199_1.pdf2,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons