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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMarcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio pt_BR
dc.contributor.authorDantas de Figueiredo, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:15:16Z-
dc.date.available2014-06-12T23:15:16Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationDantas de Figueiredo, Carolina; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. O espírito empreendedor na Igreja Universal do Reino de Deus: as representações sociais sobre empreendedorismo. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9585-
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar as Representações Sociais de empreendedorismo entre os membros da Igreja Universal do Reino de Deus, por esta denominação concentrar cerca de 2 milhões de adeptos e em função do impacto que gerou na sociedade brasileira desde a sua fundação. A grande novidade que esta Igreja apresenta para os seus seguidores é a capacidade de conjugar elementos metafísicos da teologia cristã com questões do cotidiano dos fiéis, adaptandose às suas necessidades, como é o caso do empreendedorismo. Através da Teologia da Prosperidade a Universal destaca a importância do fiel obter sucesso financeiro para que a promessa de vida e vida com abundância contida na bíblia seja efetivamente cumprida. Dentro desta perspectiva o empreendedorismo, como forma de se ampliar rendimentos, recebe então ares de missão: na IURD, o não se busca apenas obter um trabalho, uma profissão, mas na medida do possível, o fiel deve buscar ter o seu próprio negócio. Optamos por utilizar em nossa pesquisa a Teoria das Representações Sociais por entendermos que as representações revelam as crenças de um determinado grupo e organizam o conhecimento do senso comum, presente na vida cotidiana dos indivíduos em um conhecimento articulado e passível de aplicações práticas. Por meio do estudo das representações do empreendedorismo entre os participantes da IURD pudemos chegar também à forma como a introjeção de tais representações colabora para que a Igreja exerça seu poder sobre os fiéis uma vez que estabelece idéias e valores comuns aos seus membros e aponta para as sanções e gratificações que podem decorrer de determinados comportamentos considerados certos ou errados e representados por meio de termos como: fé, criatividade, sucesso e fracassopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIURDpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.titleO espírito empreendedor na Igreja Universal do Reino de Deus: as representações sociais sobre empreendedorismopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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