Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9585
Title: O espírito empreendedor na Igreja Universal do Reino de Deus: as representações sociais sobre empreendedorismo
Authors: Dantas de Figueiredo, Carolina
Keywords: IURD; Empreendedorismo; Representações sociais; Poder
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Dantas de Figueiredo, Carolina; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. O espírito empreendedor na Igreja Universal do Reino de Deus: as representações sociais sobre empreendedorismo. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O presente trabalho busca analisar as Representações Sociais de empreendedorismo entre os membros da Igreja Universal do Reino de Deus, por esta denominação concentrar cerca de 2 milhões de adeptos e em função do impacto que gerou na sociedade brasileira desde a sua fundação. A grande novidade que esta Igreja apresenta para os seus seguidores é a capacidade de conjugar elementos metafísicos da teologia cristã com questões do cotidiano dos fiéis, adaptandose às suas necessidades, como é o caso do empreendedorismo. Através da Teologia da Prosperidade a Universal destaca a importância do fiel obter sucesso financeiro para que a promessa de vida e vida com abundância contida na bíblia seja efetivamente cumprida. Dentro desta perspectiva o empreendedorismo, como forma de se ampliar rendimentos, recebe então ares de missão: na IURD, o não se busca apenas obter um trabalho, uma profissão, mas na medida do possível, o fiel deve buscar ter o seu próprio negócio. Optamos por utilizar em nossa pesquisa a Teoria das Representações Sociais por entendermos que as representações revelam as crenças de um determinado grupo e organizam o conhecimento do senso comum, presente na vida cotidiana dos indivíduos em um conhecimento articulado e passível de aplicações práticas. Por meio do estudo das representações do empreendedorismo entre os participantes da IURD pudemos chegar também à forma como a introjeção de tais representações colabora para que a Igreja exerça seu poder sobre os fiéis uma vez que estabelece idéias e valores comuns aos seus membros e aponta para as sanções e gratificações que podem decorrer de determinados comportamentos considerados certos ou errados e representados por meio de termos como: fé, criatividade, sucesso e fracasso
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9585
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9199_1.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.