Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458
Share on
Title: | Experiência e memória : álbuns de fotografia na era digital |
Authors: | José Albino Rafael, Madson |
Keywords: | Fotografia; Memória; Álbuns; Narrativa |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | José Albino Rafael, Madson; Marcondes Ferreira Soares, Paulo. Experiência e memória : álbuns de fotografia na era digital. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Este trabalho analisa as intersecções entre memória e fotografia em álbuns digitais no site de relacionamentos Orkut. O principal objetivo é perceber a relação entre o uso da fotografia digital e a experiência cotidiana de re-significação da memória na contemporaneidade. No seguimento teórico, propõe-se uma revisão da noção de memória coletiva nos termos halbwachianos, que se caracterizou pela importância do pertencimento ao grupo-comunidade que teria por função apoiar o rememoramento. O argumento central é o de que esta perspectiva funcionalista deixa de lado outras possibilidades e apela para uma coesão social que não é mais tão possível na modernidade. A alternativa a esta questão é formulada pela noção de experiência e vivência, especificamente a partir de Walter Benjamin, que percebe a fragmentação dos relacionamentos e, por conseguinte, a dificuldade de formulação de narrativas que dêem conta da transmissão da memória. Assim, o método de análise de imagem foi fundamental para o exame dos dados coletados, já que partimos do surgimento da fotografia, seu desenvolvimento e os usos sociais que lhe foram dados. A análise compôs-se da observação da materialidade das imagens e a imposição da visualidade nas narrativas que perfazem os álbuns digitais através do princípio de digitalização de fotografias antigas. No caso das fotografias digitais novas examinamos o modo como elas são compostas em busca de uma re-significação, que as coloque numa posição destacada. Essa proposição narrativa da fotografia se evidencia como uma redefinição da memória a partir da construção de um imaginário cotidiano que pode não corresponder à realidade. Constatou-se, que a noção de positividade da imagem é posta em xeque, mas sem deixar de perceber que categorias tradicionais são renovadas e norteiam a construção dos álbuns |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo428_1.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License