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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Marcondes Ferreira Soares, Paulo | pt_BR |
dc.contributor.author | José Albino Rafael, Madson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:14:44Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | José Albino Rafael, Madson; Marcondes Ferreira Soares, Paulo. Experiência e memória : álbuns de fotografia na era digital. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as intersecções entre memória e fotografia em álbuns digitais no site de relacionamentos Orkut. O principal objetivo é perceber a relação entre o uso da fotografia digital e a experiência cotidiana de re-significação da memória na contemporaneidade. No seguimento teórico, propõe-se uma revisão da noção de memória coletiva nos termos halbwachianos, que se caracterizou pela importância do pertencimento ao grupo-comunidade que teria por função apoiar o rememoramento. O argumento central é o de que esta perspectiva funcionalista deixa de lado outras possibilidades e apela para uma coesão social que não é mais tão possível na modernidade. A alternativa a esta questão é formulada pela noção de experiência e vivência, especificamente a partir de Walter Benjamin, que percebe a fragmentação dos relacionamentos e, por conseguinte, a dificuldade de formulação de narrativas que dêem conta da transmissão da memória. Assim, o método de análise de imagem foi fundamental para o exame dos dados coletados, já que partimos do surgimento da fotografia, seu desenvolvimento e os usos sociais que lhe foram dados. A análise compôs-se da observação da materialidade das imagens e a imposição da visualidade nas narrativas que perfazem os álbuns digitais através do princípio de digitalização de fotografias antigas. No caso das fotografias digitais novas examinamos o modo como elas são compostas em busca de uma re-significação, que as coloque numa posição destacada. Essa proposição narrativa da fotografia se evidencia como uma redefinição da memória a partir da construção de um imaginário cotidiano que pode não corresponder à realidade. Constatou-se, que a noção de positividade da imagem é posta em xeque, mas sem deixar de perceber que categorias tradicionais são renovadas e norteiam a construção dos álbuns | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Álbuns | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.title | Experiência e memória : álbuns de fotografia na era digital | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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