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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcondes Ferreira Soares, Paulo pt_BR
dc.contributor.authorJosé Albino Rafael, Madsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:14:44Z-
dc.date.available2014-06-12T23:14:44Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationJosé Albino Rafael, Madson; Marcondes Ferreira Soares, Paulo. Experiência e memória : álbuns de fotografia na era digital. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as intersecções entre memória e fotografia em álbuns digitais no site de relacionamentos Orkut. O principal objetivo é perceber a relação entre o uso da fotografia digital e a experiência cotidiana de re-significação da memória na contemporaneidade. No seguimento teórico, propõe-se uma revisão da noção de memória coletiva nos termos halbwachianos, que se caracterizou pela importância do pertencimento ao grupo-comunidade que teria por função apoiar o rememoramento. O argumento central é o de que esta perspectiva funcionalista deixa de lado outras possibilidades e apela para uma coesão social que não é mais tão possível na modernidade. A alternativa a esta questão é formulada pela noção de experiência e vivência, especificamente a partir de Walter Benjamin, que percebe a fragmentação dos relacionamentos e, por conseguinte, a dificuldade de formulação de narrativas que dêem conta da transmissão da memória. Assim, o método de análise de imagem foi fundamental para o exame dos dados coletados, já que partimos do surgimento da fotografia, seu desenvolvimento e os usos sociais que lhe foram dados. A análise compôs-se da observação da materialidade das imagens e a imposição da visualidade nas narrativas que perfazem os álbuns digitais através do princípio de digitalização de fotografias antigas. No caso das fotografias digitais novas examinamos o modo como elas são compostas em busca de uma re-significação, que as coloque numa posição destacada. Essa proposição narrativa da fotografia se evidencia como uma redefinição da memória a partir da construção de um imaginário cotidiano que pode não corresponder à realidade. Constatou-se, que a noção de positividade da imagem é posta em xeque, mas sem deixar de perceber que categorias tradicionais são renovadas e norteiam a construção dos álbunspt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectÁlbunspt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleExperiência e memória : álbuns de fotografia na era digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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