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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8926
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Título : | A transformação da igualdade por correspondência temporal um-a- um como mediador da conservação |
Autor : | TARGA, Daianne Araújo Costa |
Palabras clave : | Conservação; Reversibilidade; Tarefa de conservação |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Araújo Costa Targa, Daianne; Roazzi, Antonio. A transformação da igualdade por correspondência temporal um-a- um como mediador da conservação. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
Resumen : | A habilidade de conservação é alcançada por volta dos 6 anos, quando a criança apresenta o conceito de reversibilidade. Dentre as habilidades de conservação, encontra-se a correspondência um-a-um que possibilita à criança comparar o número de elementos de dois conjuntos, e que é considerada como pré-requisito para a construção do número pela criança. Estudos anteriores demonstram que a correspondência um-a-um tipo temporal é compreendida mais precocemente do que a correspondência um-a-um do tipo espacial e que, na tarefa de conservação de quantidades discretas, pelo procedimento da tarefa, a criança precisa possuir a noção de correspondência um-a-um tipo espacial. O presente estudo apresentou como objetivo, analisar se na tarefa de conservação de quantidades discretas, a utilização de um procedimento que utilize conjuntamente a correspondência um-a-um de tipo espacial e a correspondência um-a-um do tipo temporal possa tornar mais fácil a resolução da tarefa por crianças pequenas, levando-as a apresentar níveis mais elevados de desempenho do que na condição tradicional. Os resultados encontrados demonstraram que na condição modificada (emparelhamento), as crianças pequenas (4 e 5 anos) apresentaram um desempenho elevado na realização da tarefa, em uma idade em que ainda não possuem a habilidade de conservação de acordo com a Teoria de Jean Piaget |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8926 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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