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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8926

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Título: A transformação da igualdade por correspondência temporal um-a- um como mediador da conservação
Autor(es): TARGA, Daianne Araújo Costa
Palavras-chave: Conservação; Reversibilidade; Tarefa de conservação
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Araújo Costa Targa, Daianne; Roazzi, Antonio. A transformação da igualdade por correspondência temporal um-a- um como mediador da conservação. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: A habilidade de conservação é alcançada por volta dos 6 anos, quando a criança apresenta o conceito de reversibilidade. Dentre as habilidades de conservação, encontra-se a correspondência um-a-um que possibilita à criança comparar o número de elementos de dois conjuntos, e que é considerada como pré-requisito para a construção do número pela criança. Estudos anteriores demonstram que a correspondência um-a-um tipo temporal é compreendida mais precocemente do que a correspondência um-a-um do tipo espacial e que, na tarefa de conservação de quantidades discretas, pelo procedimento da tarefa, a criança precisa possuir a noção de correspondência um-a-um tipo espacial. O presente estudo apresentou como objetivo, analisar se na tarefa de conservação de quantidades discretas, a utilização de um procedimento que utilize conjuntamente a correspondência um-a-um de tipo espacial e a correspondência um-a-um do tipo temporal possa tornar mais fácil a resolução da tarefa por crianças pequenas, levando-as a apresentar níveis mais elevados de desempenho do que na condição tradicional. Os resultados encontrados demonstraram que na condição modificada (emparelhamento), as crianças pequenas (4 e 5 anos) apresentaram um desempenho elevado na realização da tarefa, em uma idade em que ainda não possuem a habilidade de conservação de acordo com a Teoria de Jean Piaget
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8926
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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