Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8611
Share on
Title: | A construção de vínculos na relação entre professores e alunos |
Authors: | SILVA, Janaína Oliveira da |
Keywords: | Vínculo professor-aluno; Frames; Sala de aula; Método |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Oliveira da Silva, Janaína; Rogério de Lemos Meira, Luciano. A construção de vínculos na relação entre professores e alunos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Baseando-se nas perspectivas histórico-relacional e semiótica das relações sociais, este estudo teve por objetivo investigar como professores e alunos constroem vínculos e quais as formas de vinculação construídas a partir da mediação de diferentes conteúdos curriculares. De acordo com a literatura, estes interlocutores apresentam muitos problemas relacionais que interferem no processo ensino-aprendizagem e podem tornar-se o lócus de múltiplas expressões de violência. Fez-se pertinente uma investigação processual de como esses sujeitos se envolvem em ações de demanda e atenção, produzindo laços significativos entre si, a fim de construirmos um melhor entendimento dessa relação. Foram utilizados registros audiovideográficos e de observações participantes de uma aula de matemática e uma aula de história em salas de 5ª série da rede pública de ensino, além de entrevistas individuais com os professores envolvidos. As sessões registradas foram submetidas a uma microanálise e macroanálise, para as quais identificamos como unidade frames de vinculação : controle, ajuda e avaliação. Estes frames foram categorizados quanto à dimensão dos conteúdos que mediaram à vinculação (curricular ou não-centralmente curricular), aos temas recorrentes, à sua freqüência e distribuição no tempo da aula. As análises mostraram que os processos de vinculação professor-aluno foram estabelecidos principalmente a partir de frames de controle, e pela mediação predominante de conteúdos não-centralmente curriculares em ambas as aulas, havendo algumas diferenças entre estas nos outros frames de vinculação e na forma como os interlocutores mediaram semioticamente as ações de vinculação |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8611 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo877_1.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License