Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8611
Título: A construção de vínculos na relação entre professores e alunos
Autor(es): SILVA, Janaína Oliveira da
Palavras-chave: Vínculo professor-aluno; Frames; Sala de aula; Método
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Oliveira da Silva, Janaína; Rogério de Lemos Meira, Luciano. A construção de vínculos na relação entre professores e alunos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Baseando-se nas perspectivas histórico-relacional e semiótica das relações sociais, este estudo teve por objetivo investigar como professores e alunos constroem vínculos e quais as formas de vinculação construídas a partir da mediação de diferentes conteúdos curriculares. De acordo com a literatura, estes interlocutores apresentam muitos problemas relacionais que interferem no processo ensino-aprendizagem e podem tornar-se o lócus de múltiplas expressões de violência. Fez-se pertinente uma investigação processual de como esses sujeitos se envolvem em ações de demanda e atenção, produzindo laços significativos entre si, a fim de construirmos um melhor entendimento dessa relação. Foram utilizados registros audiovideográficos e de observações participantes de uma aula de matemática e uma aula de história em salas de 5ª série da rede pública de ensino, além de entrevistas individuais com os professores envolvidos. As sessões registradas foram submetidas a uma microanálise e macroanálise, para as quais identificamos como unidade frames de vinculação : controle, ajuda e avaliação. Estes frames foram categorizados quanto à dimensão dos conteúdos que mediaram à vinculação (curricular ou não-centralmente curricular), aos temas recorrentes, à sua freqüência e distribuição no tempo da aula. As análises mostraram que os processos de vinculação professor-aluno foram estabelecidos principalmente a partir de frames de controle, e pela mediação predominante de conteúdos não-centralmente curriculares em ambas as aulas, havendo algumas diferenças entre estas nos outros frames de vinculação e na forma como os interlocutores mediaram semioticamente as ações de vinculação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8611
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo877_1.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.