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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8611

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Luciano Rogério de Lemospt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Janaína Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:01:28Z
dc.date.available2014-06-12T23:01:28Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationOliveira da Silva, Janaína; Rogério de Lemos Meira, Luciano. A construção de vínculos na relação entre professores e alunos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8611
dc.description.abstractBaseando-se nas perspectivas histórico-relacional e semiótica das relações sociais, este estudo teve por objetivo investigar como professores e alunos constroem vínculos e quais as formas de vinculação construídas a partir da mediação de diferentes conteúdos curriculares. De acordo com a literatura, estes interlocutores apresentam muitos problemas relacionais que interferem no processo ensino-aprendizagem e podem tornar-se o lócus de múltiplas expressões de violência. Fez-se pertinente uma investigação processual de como esses sujeitos se envolvem em ações de demanda e atenção, produzindo laços significativos entre si, a fim de construirmos um melhor entendimento dessa relação. Foram utilizados registros audiovideográficos e de observações participantes de uma aula de matemática e uma aula de história em salas de 5ª série da rede pública de ensino, além de entrevistas individuais com os professores envolvidos. As sessões registradas foram submetidas a uma microanálise e macroanálise, para as quais identificamos como unidade frames de vinculação : controle, ajuda e avaliação. Estes frames foram categorizados quanto à dimensão dos conteúdos que mediaram à vinculação (curricular ou não-centralmente curricular), aos temas recorrentes, à sua freqüência e distribuição no tempo da aula. As análises mostraram que os processos de vinculação professor-aluno foram estabelecidos principalmente a partir de frames de controle, e pela mediação predominante de conteúdos não-centralmente curriculares em ambas as aulas, havendo algumas diferenças entre estas nos outros frames de vinculação e na forma como os interlocutores mediaram semioticamente as ações de vinculaçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVínculo professor-alunopt_BR
dc.subjectFramespt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.titleA construção de vínculos na relação entre professores e alunospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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