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Título: Contexto comunitário e educação patrimonial : um estudo de caso em União dos Palmares-AL
Autor(es): Lima da Silva, Selma
Palavras-chave: Arqueologia Pública; Educação Patrimonial; União dos Palmares
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lima da Silva, Selma; Joseph Allen, Scott. Contexto comunitário e educação patrimonial : um estudo de caso em União dos Palmares-AL. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: A Serra da Barriga ficou conhecida como local da mais longa luta de resistência contra a escravidão nas Américas. No entanto, ao longo das pesquisas arqueológicas verificou-se um desconhecimento, por parte da comunidade local, do valor dos bens arqueológicos da localidade. Sua valorização mundialmente ocorreu por ser considerada lugar de negros, o que provocou o apagamento das outras etnias que a habitaram. Considerada lugar de negros, a Serra deixa de ser incorporada como parte importante do patrimônio local e passa a ser vista como algo exterior, indiferente aos anseios e orgulho da comunidade. A escolha pela temática da Arqueologia Pública se deu por perceber o distanciamento que há entre a comunidade e as pesquisas arqueológicas, apesar dos esforços para atingir os diversos segmentos sociais através de atividades e ações de educação patrimonial. Essa constatação possibilitou a reflexão de que ações imediatistas não provocariam a comunidade nem mudariam seu comportamento diante do patrimônio arqueológico. Entendendo que a Arqueologia Pública não deveria ser vista apenas como uma forma de divulgação de pesquisas, é apresentada uma proposta de implantação de um Programa de Educação Patrimonial, que com base na pesquisa arqueológica e dados obtidos da população local, busca apresentar a Serra da Barriga como um lugar multivocal, embora ela seja reconhecida apenas por seu passado Palmarino
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/757
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

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