Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/757

Comparte esta pagina

Título : Contexto comunitário e educação patrimonial : um estudo de caso em União dos Palmares-AL
Autor : Lima da Silva, Selma
Palabras clave : Arqueologia Pública; Educação Patrimonial; União dos Palmares
Fecha de publicación : 31-ene-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Lima da Silva, Selma; Joseph Allen, Scott. Contexto comunitário e educação patrimonial : um estudo de caso em União dos Palmares-AL. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : A Serra da Barriga ficou conhecida como local da mais longa luta de resistência contra a escravidão nas Américas. No entanto, ao longo das pesquisas arqueológicas verificou-se um desconhecimento, por parte da comunidade local, do valor dos bens arqueológicos da localidade. Sua valorização mundialmente ocorreu por ser considerada lugar de negros, o que provocou o apagamento das outras etnias que a habitaram. Considerada lugar de negros, a Serra deixa de ser incorporada como parte importante do patrimônio local e passa a ser vista como algo exterior, indiferente aos anseios e orgulho da comunidade. A escolha pela temática da Arqueologia Pública se deu por perceber o distanciamento que há entre a comunidade e as pesquisas arqueológicas, apesar dos esforços para atingir os diversos segmentos sociais através de atividades e ações de educação patrimonial. Essa constatação possibilitou a reflexão de que ações imediatistas não provocariam a comunidade nem mudariam seu comportamento diante do patrimônio arqueológico. Entendendo que a Arqueologia Pública não deveria ser vista apenas como uma forma de divulgação de pesquisas, é apresentada uma proposta de implantação de um Programa de Educação Patrimonial, que com base na pesquisa arqueológica e dados obtidos da população local, busca apresentar a Serra da Barriga como um lugar multivocal, embora ela seja reconhecida apenas por seu passado Palmarino
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/757
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo2606_1.pdf6,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons