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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/757

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJoseph Allen, Scott pt_BR
dc.contributor.authorLima da Silva, Selmapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:05:15Z-
dc.date.available2014-06-12T15:05:15Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationLima da Silva, Selma; Joseph Allen, Scott. Contexto comunitário e educação patrimonial : um estudo de caso em União dos Palmares-AL. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/757-
dc.description.abstractA Serra da Barriga ficou conhecida como local da mais longa luta de resistência contra a escravidão nas Américas. No entanto, ao longo das pesquisas arqueológicas verificou-se um desconhecimento, por parte da comunidade local, do valor dos bens arqueológicos da localidade. Sua valorização mundialmente ocorreu por ser considerada lugar de negros, o que provocou o apagamento das outras etnias que a habitaram. Considerada lugar de negros, a Serra deixa de ser incorporada como parte importante do patrimônio local e passa a ser vista como algo exterior, indiferente aos anseios e orgulho da comunidade. A escolha pela temática da Arqueologia Pública se deu por perceber o distanciamento que há entre a comunidade e as pesquisas arqueológicas, apesar dos esforços para atingir os diversos segmentos sociais através de atividades e ações de educação patrimonial. Essa constatação possibilitou a reflexão de que ações imediatistas não provocariam a comunidade nem mudariam seu comportamento diante do patrimônio arqueológico. Entendendo que a Arqueologia Pública não deveria ser vista apenas como uma forma de divulgação de pesquisas, é apresentada uma proposta de implantação de um Programa de Educação Patrimonial, que com base na pesquisa arqueológica e dados obtidos da população local, busca apresentar a Serra da Barriga como um lugar multivocal, embora ela seja reconhecida apenas por seu passado Palmarinopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologia Públicapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectUnião dos Palmarespt_BR
dc.titleContexto comunitário e educação patrimonial : um estudo de caso em União dos Palmares-ALpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

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