Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66687

Compartilhe esta página

Título: Instagram as a teaching tool for EFL learners: a survey into the educators' perspectives
Autor(es): CHALAÇA, Maria Carolina Dantas Didier
Palavras-chave: Instagram; EFL; Digital Literacy; Social Media in Education; Teachers’ Perspectives
Data do documento: 25-Jul-2025
Citação: CHALAÇA, Maria Carolina Dantas Didier. Instagram as a Teaching Tool for EFL Learners: A Survey into the Educators' Perspectives. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo examina o potencial do Instagram como uma ferramenta pedagógica para o ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), com base nas perspectivas de professores. Utilizando contribuições teóricas de Papen (2009), Luke (2000), Livingstone (2004) e Erarslan (2019), a pesquisa explora como a integração das redes sociais desafia a alfabetização tradicional e promove o aprendizado digital. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com um questionário do Google Forms distribuído a 32 professores de ILE. Os resultados mostram que, embora o Instagram ainda não seja amplamente utilizado, muitos educadores reconhecem sua capacidade de aumentar o engajamento dos alunos, o vocabulário e a conscientização cultural. Os professores destacaram tanto os benefícios, como o aumento da motivação e a acessibilidade, quanto os desafios, como distrações, sobrecarga de conteúdo e a necessidade de curadoria pedagógica. O estudo conclui que o Instagram pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de ILE quando utilizado estrategicamente, com objetivos claros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66687
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Carolina Dantas Didier Chalaça.pdf676,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons