Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66687
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | LUCENA, Sarah Catão de | - |
| dc.contributor.author | CHALAÇA, Maria Carolina Dantas Didier | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T16:26:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T16:26:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| dc.date.submitted | 2025-10 | - |
| dc.identifier.citation | CHALAÇA, Maria Carolina Dantas Didier. Instagram as a Teaching Tool for EFL Learners: A Survey into the Educators' Perspectives. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66687 | - |
| dc.description.abstract | Este estudo examina o potencial do Instagram como uma ferramenta pedagógica para o ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), com base nas perspectivas de professores. Utilizando contribuições teóricas de Papen (2009), Luke (2000), Livingstone (2004) e Erarslan (2019), a pesquisa explora como a integração das redes sociais desafia a alfabetização tradicional e promove o aprendizado digital. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com um questionário do Google Forms distribuído a 32 professores de ILE. Os resultados mostram que, embora o Instagram ainda não seja amplamente utilizado, muitos educadores reconhecem sua capacidade de aumentar o engajamento dos alunos, o vocabulário e a conscientização cultural. Os professores destacaram tanto os benefícios, como o aumento da motivação e a acessibilidade, quanto os desafios, como distrações, sobrecarga de conteúdo e a necessidade de curadoria pedagógica. O estudo conclui que o Instagram pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de ILE quando utilizado estrategicamente, com objetivos claros. | pt_BR |
| dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
| dc.language.iso | eng | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | pt_BR | |
| dc.subject | EFL | pt_BR |
| dc.subject | Digital Literacy | pt_BR |
| dc.subject | Social Media in Education | pt_BR |
| dc.subject | Teachers’ Perspectives | pt_BR |
| dc.title | Instagram as a teaching tool for EFL learners: a survey into the educators' perspectives | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | CUNHA, Eva Carolina da | - |
| dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6805744933422247 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3481164751272535 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | This study examines Instagram’s potential as a pedagogical tool for English as a Foreign Language (EFL) instruction, based on teachers' perspectives. Using theoretical contributions from Papen (2009), Luke (2000), Livingstone (2004), and Erarslan (2019), the research explores how integrating social media challenges traditional literacy and fosters digital learning. A qualitative methodology was used, with a Google Forms questionnaire distributed to 32 EFL teachers. Results show that while Instagram is not yet widely used, many educators recognize its ability to boost student engagement, vocabulary, and cultural awareness. Teachers highlighted both benefits, such as increased motivation and accessibility, and challenges like distractions, content overload, and the need for pedagogical curation. The study concludes that Instagram can be an effective tool in EFL instruction when used strategically with clear objectives. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglês | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3575831122455566 | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | 0009-0009-9812-7264 | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Inglês | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Maria Carolina Dantas Didier Chalaça.pdf | 676,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
