Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66687

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCENA, Sarah Catão de-
dc.contributor.authorCHALAÇA, Maria Carolina Dantas Didier-
dc.date.accessioned2025-10-23T16:26:11Z-
dc.date.available2025-10-23T16:26:11Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.date.submitted2025-10-
dc.identifier.citationCHALAÇA, Maria Carolina Dantas Didier. Instagram as a Teaching Tool for EFL Learners: A Survey into the Educators' Perspectives. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66687-
dc.description.abstractEste estudo examina o potencial do Instagram como uma ferramenta pedagógica para o ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), com base nas perspectivas de professores. Utilizando contribuições teóricas de Papen (2009), Luke (2000), Livingstone (2004) e Erarslan (2019), a pesquisa explora como a integração das redes sociais desafia a alfabetização tradicional e promove o aprendizado digital. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com um questionário do Google Forms distribuído a 32 professores de ILE. Os resultados mostram que, embora o Instagram ainda não seja amplamente utilizado, muitos educadores reconhecem sua capacidade de aumentar o engajamento dos alunos, o vocabulário e a conscientização cultural. Os professores destacaram tanto os benefícios, como o aumento da motivação e a acessibilidade, quanto os desafios, como distrações, sobrecarga de conteúdo e a necessidade de curadoria pedagógica. O estudo conclui que o Instagram pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de ILE quando utilizado estrategicamente, com objetivos claros.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectEFLpt_BR
dc.subjectDigital Literacypt_BR
dc.subjectSocial Media in Educationpt_BR
dc.subjectTeachers’ Perspectivespt_BR
dc.titleInstagram as a teaching tool for EFL learners: a survey into the educators' perspectivespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCUNHA, Eva Carolina da-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6805744933422247pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3481164751272535pt_BR
dc.description.abstractxThis study examines Instagram’s potential as a pedagogical tool for English as a Foreign Language (EFL) instruction, based on teachers' perspectives. Using theoretical contributions from Papen (2009), Luke (2000), Livingstone (2004), and Erarslan (2019), the research explores how integrating social media challenges traditional literacy and fosters digital learning. A qualitative methodology was used, with a Google Forms questionnaire distributed to 32 EFL teachers. Results show that while Instagram is not yet widely used, many educators recognize its ability to boost student engagement, vocabulary, and cultural awareness. Teachers highlighted both benefits, such as increased motivation and accessibility, and challenges like distractions, content overload, and the need for pedagogical curation. The study concludes that Instagram can be an effective tool in EFL instruction when used strategically with clear objectives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566pt_BR
dc.identifier.orcid0009-0009-9812-7264pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Carolina Dantas Didier Chalaça.pdf676,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons