Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66658

Share on

Title: Compreensão dos fenômenos físicos-naturais, sobre tempo e clima, por meio dos índices climáticos para educandos de Pernambuco
Authors: DOMINGUES, Letícia Barreto
Keywords: Ensino-aprendizado; ENOS; SAWP
Issue Date: 1-Aug-2025
Citation: DOMINGUES, Letícia Barreto. Compreensão dos fenômenos físicos-naturais, sobre tempo e clima, por meio dos índices climáticos para educandos de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A ciência geográfica, como componente curricular, é responsável por apresentar, desenvolver e construir a compreensão e leitura crítica temporal e espacial acerca dos fenômenos físico-naturais e sociais nas diferentes escalas. Conceitos e temas climáticos podem representar o acesso inicial para o desenvolvimento e fomento da leitura e raciocínio críticos espacial e temporal físico-natural. A utilização de índices climáticos para apresentação e exposição dos padrões na interação oceano-atmosfera, concedem, aos educandos, a construção e desenvolvimento da observação material dos fenômenos, a sedimentação da conceituação e o desenvolvimento da autonomia e criticidade para a compreensão para e com sua realidade. O índices do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e a Southwestern Atlantic Warm Pool (SAWP) virão a vir possibilitar ao 6º ano do ensino fundamental II, em Recife-Pernambuco, a integração dos conhecimento prévios e o contexto que o educando está imerso com os conteúdos gerais sobre a composição da atmosfera, a interação oceano-atmosfera, a variabilidade climática local e regional, as transformações antrópicas e as consequências para o tempo e clima, e os padrões climáticos presentes no estado de Pernambuco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66658
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_2025_Leticia_Barreto_Domingues_assinado.pdf
  Embargoed Item Until 2026-10-16
1,43 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons