Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66658

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Fredson Pereira da-
dc.contributor.authorDOMINGUES, Letícia Barreto-
dc.date.accessioned2025-10-21T18:15:28Z-
dc.date.available2025-10-21T18:15:28Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.date.submitted2025-10-15-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Letícia Barreto. Compreensão dos fenômenos físicos-naturais, sobre tempo e clima, por meio dos índices climáticos para educandos de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66658-
dc.description.abstractA ciência geográfica, como componente curricular, é responsável por apresentar, desenvolver e construir a compreensão e leitura crítica temporal e espacial acerca dos fenômenos físico-naturais e sociais nas diferentes escalas. Conceitos e temas climáticos podem representar o acesso inicial para o desenvolvimento e fomento da leitura e raciocínio críticos espacial e temporal físico-natural. A utilização de índices climáticos para apresentação e exposição dos padrões na interação oceano-atmosfera, concedem, aos educandos, a construção e desenvolvimento da observação material dos fenômenos, a sedimentação da conceituação e o desenvolvimento da autonomia e criticidade para a compreensão para e com sua realidade. O índices do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e a Southwestern Atlantic Warm Pool (SAWP) virão a vir possibilitar ao 6º ano do ensino fundamental II, em Recife-Pernambuco, a integração dos conhecimento prévios e o contexto que o educando está imerso com os conteúdos gerais sobre a composição da atmosfera, a interação oceano-atmosfera, a variabilidade climática local e regional, as transformações antrópicas e as consequências para o tempo e clima, e os padrões climáticos presentes no estado de Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizadopt_BR
dc.subjectENOSpt_BR
dc.subjectSAWPpt_BR
dc.titleCompreensão dos fenômenos físicos-naturais, sobre tempo e clima, por meio dos índices climáticos para educandos de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7462544314511067pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8896839059139110pt_BR
dc.description.abstractxGeographic science, as a curricular component, is responsible for presenting, developing, and building understanding and critical temporal and spatial reading of physical, natural, and social phenomena at different scales. Climate concepts and themes can represent the initial access to the development and promotion of critical spatial and temporal physical-natural reading and reasoning. The use of climate indices to present and demonstrate patterns in ocean-atmosphere interaction allows students to construct and develop material observation of phenomena, solidify conceptualization, and develop autonomy and critical thinking for understanding and with their reality. The El Niño-Southern Oscillation (ENSO) and Southwestern Atlantic Warm Pool (SAWP) indices will enable the 6th year of elementary school II, in Recife-Pernambuco, to integrate prior knowledge and the context in which the student is immersed with general content on the composition of the atmosphere, ocean-atmosphere interaction, local and regional climate variability, anthropic transformations and their consequences for weather and climate, and climate patterns present in the state of Pernambuco.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5966-2701pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Leticia_Barreto_Domingues_assinado.pdf
  Item embargado até 2026-10-16
1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons