Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66658
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Fredson Pereira da | - |
dc.contributor.author | DOMINGUES, Letícia Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-21T18:15:28Z | - |
dc.date.available | 2025-10-21T18:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-15 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Letícia Barreto. Compreensão dos fenômenos físicos-naturais, sobre tempo e clima, por meio dos índices climáticos para educandos de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66658 | - |
dc.description.abstract | A ciência geográfica, como componente curricular, é responsável por apresentar, desenvolver e construir a compreensão e leitura crítica temporal e espacial acerca dos fenômenos físico-naturais e sociais nas diferentes escalas. Conceitos e temas climáticos podem representar o acesso inicial para o desenvolvimento e fomento da leitura e raciocínio críticos espacial e temporal físico-natural. A utilização de índices climáticos para apresentação e exposição dos padrões na interação oceano-atmosfera, concedem, aos educandos, a construção e desenvolvimento da observação material dos fenômenos, a sedimentação da conceituação e o desenvolvimento da autonomia e criticidade para a compreensão para e com sua realidade. O índices do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e a Southwestern Atlantic Warm Pool (SAWP) virão a vir possibilitar ao 6º ano do ensino fundamental II, em Recife-Pernambuco, a integração dos conhecimento prévios e o contexto que o educando está imerso com os conteúdos gerais sobre a composição da atmosfera, a interação oceano-atmosfera, a variabilidade climática local e regional, as transformações antrópicas e as consequências para o tempo e clima, e os padrões climáticos presentes no estado de Pernambuco. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizado | pt_BR |
dc.subject | ENOS | pt_BR |
dc.subject | SAWP | pt_BR |
dc.title | Compreensão dos fenômenos físicos-naturais, sobre tempo e clima, por meio dos índices climáticos para educandos de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7462544314511067 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8896839059139110 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Geographic science, as a curricular component, is responsible for presenting, developing, and building understanding and critical temporal and spatial reading of physical, natural, and social phenomena at different scales. Climate concepts and themes can represent the initial access to the development and promotion of critical spatial and temporal physical-natural reading and reasoning. The use of climate indices to present and demonstrate patterns in ocean-atmosphere interaction allows students to construct and develop material observation of phenomena, solidify conceptualization, and develop autonomy and critical thinking for understanding and with their reality. The El Niño-Southern Oscillation (ENSO) and Southwestern Atlantic Warm Pool (SAWP) indices will enable the 6th year of elementary school II, in Recife-Pernambuco, to integrate prior knowledge and the context in which the student is immersed with general content on the composition of the atmosphere, ocean-atmosphere interaction, local and regional climate variability, anthropic transformations and their consequences for weather and climate, and climate patterns present in the state of Pernambuco. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5966-2701 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Leticia_Barreto_Domingues_assinado.pdf Item embargado até 2026-10-16 | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons