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Título: Promoção da saúde de mulheres idosas com doença renal crônica em tratamento conservador: uma abordagem freireana
Autor(es): LIMA, Monique de Freitas Gonçalves
Palavras-chave: Promoção da saúde; Pessoa idosa; Doença renal crônica
Data do documento: 12-Set-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Monique de Freitas Gonçalves. Promoção da saúde de mulheres idosas com doença renal crônica em tratamento conservador: uma abordagem freireana. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: O processo de envelhecimento está associado à progressiva redução da capacidade funcional do organismo, o que aumenta a incidência de doenças crônicas. Entre elas, destaca-se a Doença Renal Crônica, frequentemente diagnosticada em estágios avançados e apresenta desafios à adesão ao tratamento conservador. Nesse contexto, a promoção da saúde torna-se fundamental para favorecer a autonomia e o protagonismo de mulheres idosas acometidas por essa condição. A presente pesquisa fundamenta-se nos referenciais pedagógicos de Paulo Freire, especialmente os constructos de diálogo, problematização e autonomia. Objetivo: Desvelar o processo de construção, implementação e avaliação de um plano de ação coletivo para a promoção da saúde com mulheres idosas em tratamento conservador na Doença Renal Crônica fundamentado nos constructos do diálogo, problematização e autonomia de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. A investigação foi realizada no ambulatório de nefrologia de um hospital público na cidade de Recife-PE, em quatro etapas: identificação das situações iniciais, planejamento das ações, realização das atividades educativas e avaliação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, posteriormente transcritas e analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ, à luz do referencial de freireano. A pesquisa atendeu aos preceitos éticos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Na identificação das situações iniciais, emergiram categorias relacionadas às dificuldades de compreensão e comunicação sobre a condição de saúde, além do conhecimento superficial e da insegurança quanto à gravidade da doença renal. Também surgiram categorias temáticas como a necessidade de aprendizado associada a sentimentos de incerteza e falta de orientação, e a relevância da mediação verbal no processo de aprendizagem sobre saúde. A construção coletiva do planejamento educativo, realizada com profissionais de saúde e validado com o público, resultou em um plano de promoção da saúde que contemplou exposições dialogadas, oficinas temáticas e rodas de conversa. Essas estratégias, pautadas no diálogo, problematização e autonomia, mostraram-se eficazes ao ampliar o conhecimento, fortalecer o engajamento e valorizar os saberes prévios das idosas. A avaliação final evidenciou mudanças na percepção das participantes sobre a doença, com maior compreensão da importância do autocuidado e do seguimento terapêutico. Conclusão: As práticas de educação em saúde fundamentadas no referencial freireano demonstraram impacto positivo na promoção da saúde de mulheres idosas em tratamento conservador, fortalecendo a sua adesão e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Recomenda-se que políticas públicas de saúde incorporem abordagens dialógicas e participativas no cuidado à população idosa com Doença Renal Crônica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66650
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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