Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66650

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINHARES, Francisca Márcia Pereira-
dc.contributor.authorLIMA, Monique de Freitas Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-10-21T16:22:15Z-
dc.date.available2025-10-21T16:22:15Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationLIMA, Monique de Freitas Gonçalves. Promoção da saúde de mulheres idosas com doença renal crônica em tratamento conservador: uma abordagem freireana. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66650-
dc.description.abstractIntrodução: O processo de envelhecimento está associado à progressiva redução da capacidade funcional do organismo, o que aumenta a incidência de doenças crônicas. Entre elas, destaca-se a Doença Renal Crônica, frequentemente diagnosticada em estágios avançados e apresenta desafios à adesão ao tratamento conservador. Nesse contexto, a promoção da saúde torna-se fundamental para favorecer a autonomia e o protagonismo de mulheres idosas acometidas por essa condição. A presente pesquisa fundamenta-se nos referenciais pedagógicos de Paulo Freire, especialmente os constructos de diálogo, problematização e autonomia. Objetivo: Desvelar o processo de construção, implementação e avaliação de um plano de ação coletivo para a promoção da saúde com mulheres idosas em tratamento conservador na Doença Renal Crônica fundamentado nos constructos do diálogo, problematização e autonomia de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. A investigação foi realizada no ambulatório de nefrologia de um hospital público na cidade de Recife-PE, em quatro etapas: identificação das situações iniciais, planejamento das ações, realização das atividades educativas e avaliação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, posteriormente transcritas e analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ, à luz do referencial de freireano. A pesquisa atendeu aos preceitos éticos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Na identificação das situações iniciais, emergiram categorias relacionadas às dificuldades de compreensão e comunicação sobre a condição de saúde, além do conhecimento superficial e da insegurança quanto à gravidade da doença renal. Também surgiram categorias temáticas como a necessidade de aprendizado associada a sentimentos de incerteza e falta de orientação, e a relevância da mediação verbal no processo de aprendizagem sobre saúde. A construção coletiva do planejamento educativo, realizada com profissionais de saúde e validado com o público, resultou em um plano de promoção da saúde que contemplou exposições dialogadas, oficinas temáticas e rodas de conversa. Essas estratégias, pautadas no diálogo, problematização e autonomia, mostraram-se eficazes ao ampliar o conhecimento, fortalecer o engajamento e valorizar os saberes prévios das idosas. A avaliação final evidenciou mudanças na percepção das participantes sobre a doença, com maior compreensão da importância do autocuidado e do seguimento terapêutico. Conclusão: As práticas de educação em saúde fundamentadas no referencial freireano demonstraram impacto positivo na promoção da saúde de mulheres idosas em tratamento conservador, fortalecendo a sua adesão e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Recomenda-se que políticas públicas de saúde incorporem abordagens dialógicas e participativas no cuidado à população idosa com Doença Renal Crônica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectDoença renal crônicapt_BR
dc.titlePromoção da saúde de mulheres idosas com doença renal crônica em tratamento conservador: uma abordagem freireanapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6332269124307992pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7410336201165609pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Introduction: The aging process is associated with a progressive reduction in the body's functional capacity, which increases the incidence of chronic diseases. Among these, Chronic Kidney Disease stands out, often diagnosed in advanced stages and presenting challenges to adherence to conservative treatment. In this context, health promotion becomes essential to fostering the autonomy and empowerment of older women affected by this condition. This research is based on Paulo Freire's pedagogical frameworks, especially the constructs of dialogue, problematization, and autonomy. Objective: To reveal the process of constructing, implementing, and evaluating a collective action plan for health promotion with older women undergoing conservative treatment for Chronic Kidney Disease, based on Paulo Freire's constructs of dialogue, problematization, and autonomy. Method: This is an action research study with a qualitative approach. The investigation was conducted in the nephrology outpatient clinic of a public hospital in Recife, Pernambuco, in four stages: identification of initial situations, planning of actions, implementation of educational activities, and evaluation of results. Data were collected through individual interviews, later transcribed and analyzed using IRAMUTEQ software, based on Freire's framework. The research complied with the ethical precepts of Resolution 466/12 of the National Health Council. Results: In identifying the initial situations, categories emerged related to difficulties in understanding and communicating about the health condition, in addition to superficial knowledge and insecurity regarding the severity of kidney disease. Thematic categories also emerged, such as the need for learning associated with feelings of uncertainty and lack of guidance, and the relevance of verbal mediation in the health learning process. The collective development of the educational plan, carried out with health professionals and validated with the public, resulted in a health promotion plan that included dialogued presentations, thematic workshops, and discussion groups. These strategies, based on dialogue, problem-solving, and autonomy, proved effective in expanding knowledge, strengthening engagement, and valuing the older women's prior knowledge. The final assessment revealed changes in participants' perceptions of the disease, with a greater understanding of the importance of self-care and therapeutic follow-up. Conclusion: Health education practices based on Freire's framework demonstrated a positive impact on promoting the health of elderly women undergoing conservative treatment, strengthening their adherence and contributing to improved quality of life. It is recommended that public health policies incorporate dialogical and participatory approaches in the care of the elderly population with Chronic Kidney Diseasept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Monique de Freitas Goncalves Lima.pdf
  Item embargado até 2026-10-22
3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons