Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66649

Comparte esta pagina

Título : Educação de Gênero e Ensino de História: Uma Leitura Crítica das Canções Brasileiras
Autor : MARQUES, Ana Mendonça
Palabras clave : Educação de Gênero; Canções brasileiras; Mulheres
Fecha de publicación : 22-ago-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MARQUES, Ana Mendonça. Educação de gênero e ensino de história: uma leitura crítica das canções brasileiras. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A canção, enquanto expressão cultural e fonte histórica, apresenta-se como uma ferramenta potente para o ensino e a promoção da educação de gênero no espaço escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar canções brasileiras que retratam as mulheres, identificando estereótipos e desigualdades nas relações de gênero, promovendo, no ensino de História, uma reflexão crítica sobre práticas de dominação e resistência associadas às conquistas dos direitos das mulheres nas legislações brasileiras, entre o final do século XIX e o século XXI. A pesquisa documental investigou leis que dispõem sobre os direitos das mulheres; quatro canções brasileiras e a capa de um disco de vinil; além de relatórios do ECAD (2021–2023) e rankings das plataformas Crowley (2017 2024) e Spotify que evidenciam a permanência da objetificação e subalternização das mulheres na música popular. A revisão bibliográfica demarcou as categorias sexo, gênero e patriarcado, relacionando-as com outros marcadores como classe e raça, apresentando a história das lutas e conquistas de direitos das mulheres no Brasil e como isso se personifica nas canções. A partir da experiência-laboratório de duas disciplinas eletivas vivenciadas no ano de 2024 – nas turmas do Ensino Médio na Escola Técnica José Joaquim da Silva Filho, localizada em Vitória de Santo Antão (PE) – propusemos o produto pedagógico com as disciplinas Mulheres na Música do Brasil e A Música Brasileira Ecoa os Sons da Dominação e da Resistência, que tratam da análise crítica de canções brasileiras para promover a educação de gênero no ensino médio, incentivando estudantes a compreenderem como a música expressa e contesta desigualdades históricas vividas pelas mulheres ao longo do tempo, contribuindo para o enfrentamento de preconceitos e para a construção de uma educação mais inclusiva e reflexiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66649
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Mendonca Marques.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons