Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66649
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Andréa Giordanna Araujo da | - |
dc.contributor.author | MARQUES, Ana Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-21T16:20:26Z | - |
dc.date.available | 2025-10-21T16:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Ana Mendonça. Educação de gênero e ensino de história: uma leitura crítica das canções brasileiras. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66649 | - |
dc.description.abstract | A canção, enquanto expressão cultural e fonte histórica, apresenta-se como uma ferramenta potente para o ensino e a promoção da educação de gênero no espaço escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar canções brasileiras que retratam as mulheres, identificando estereótipos e desigualdades nas relações de gênero, promovendo, no ensino de História, uma reflexão crítica sobre práticas de dominação e resistência associadas às conquistas dos direitos das mulheres nas legislações brasileiras, entre o final do século XIX e o século XXI. A pesquisa documental investigou leis que dispõem sobre os direitos das mulheres; quatro canções brasileiras e a capa de um disco de vinil; além de relatórios do ECAD (2021–2023) e rankings das plataformas Crowley (2017 2024) e Spotify que evidenciam a permanência da objetificação e subalternização das mulheres na música popular. A revisão bibliográfica demarcou as categorias sexo, gênero e patriarcado, relacionando-as com outros marcadores como classe e raça, apresentando a história das lutas e conquistas de direitos das mulheres no Brasil e como isso se personifica nas canções. A partir da experiência-laboratório de duas disciplinas eletivas vivenciadas no ano de 2024 – nas turmas do Ensino Médio na Escola Técnica José Joaquim da Silva Filho, localizada em Vitória de Santo Antão (PE) – propusemos o produto pedagógico com as disciplinas Mulheres na Música do Brasil e A Música Brasileira Ecoa os Sons da Dominação e da Resistência, que tratam da análise crítica de canções brasileiras para promover a educação de gênero no ensino médio, incentivando estudantes a compreenderem como a música expressa e contesta desigualdades históricas vividas pelas mulheres ao longo do tempo, contribuindo para o enfrentamento de preconceitos e para a construção de uma educação mais inclusiva e reflexiva. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Canções brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Educação de Gênero e Ensino de História: Uma Leitura Crítica das Canções Brasileiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1044566789922267 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3924698852145134 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Song, as a cultural expression and historical source, presents itself as a powerful tool for teaching and promoting gender education in schools. The research aimed to analyze Brazilian songs that portray women, identifying stereotypes and inequalities in gender relations, promoting, in history teaching, a critical reflection on practices of domination and resistance associated with the achievements of women's rights in Brazilian legislation between the late 19th and 21st centuries. The documentary research investigated laws that regulate women's rights; four Brazilian songs and the cover of a vinyl record; as well as ECAD reports (2021 2023) and rankings from the Crowley (2017–2024) and Spotify platforms, which highlight the continued objectification and subordination of women in popular music. The literature review demarcated the categories of sex, gender, and patriarchy, relating them to other markers such as class and race, presenting the history of women's struggles and achievements for rights in Brazil and how these are personified in songs. Based on the laboratory experience of two elective courses taught in 2024 – in high school classes at the José Joaquim da Silva Filho Technical School, located in Vitória de Santo Antão (PE) – we proposed the pedagogical product with the subjects Women in Brazilian Music and Brazilian Music Echoes the Sounds of Domination and Resistance, which deal with the critical analysis of Brazilian songs to promote gender education in high school, encouraging students to understand how music expresses and challenges historical inequalities experienced by women over time, contributing to confronting prejudice and building a more inclusive and reflective education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Mendonca Marques.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons