Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66618
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JÚNIOR, Clecio dos Santos Bunzen | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Luan Feliciano dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T13:32:07Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T13:32:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luan Feliciano dos. Contos africanos no PNLD-Literário nos Anos Finais: uma proposta para obra “Kalinda, a Princesa que Perdeu os Cabelos e Outras Histórias Africanas”. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66618 | - |
dc.description.abstract | Para se pensar a presença da esfera literária no ensino dos anos finais, é necessário levar em consideração o que vem sendo trabalhado nas escolas, suas políticas públicas que têm sido implementadas (PNBE e PNLD), visando o acesso aos textos literários dentro e fora da escola. Além disso, dentro dos termos da pesquisa, cabe rever a presença da oralidade com o gênero literário conto popular africano, tendo em mente sua presença ainda tímida nas instituições de educação básica. Nesse sentido, o presente artigo, de metodologia qualitativa e propositiva, tem por objetivo analisar como as experiências de apreciação literária, a partir da obra de contos africanos “Kalinda, a Princesa que Perdeu os Cabelos e Outras Histórias Africanas”, de Celso Sisto, aprovado pelo PNLD literário de 2020, pode contribuir para o desenvolvimento do ensino com o texto narrativo nos Anos Finais. Este trabalho está amparado nas experiências de leitura, na sala de aula, que a obra pode proporcionar (Alves, 2017; Amorim; 2022; Azevedo, 2007; Cascudo, 2012; Cosson, 2020; Dalvi, 2013; Vieira, 2024; Zilberman, 2008), seja ela em suas diversas formas, relacionando às práticas de ensino, nas aulas de língua portuguesa. As narrativas desempenham um papel fundamental em termos de trabalho com a educação literária, ao permitir que o/a leitor/a possa alcançar experiências para além do campo da compreensão. Com esse fim, escolheram-se os contos “Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos”, “Rafik, o menino do grão de ouro” e “Natula, a mulher dos beiços compridos”. Dentre as conclusões, aponta-se o potencial que a obra analisada pode proporcionar em termos de formação ética e estética, no trabalho com a tradição oral proporcionada pelo gênero narrativo dentro da sala de aula. Adotando assim, o modelo de “Trilhas Literárias”, a fim de possibilitar que o estudante possa adentrar nos jogos de linguagem proporcionados pela obra, envolvendo a cultura de cada país e seu imaginário popular tradicional. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Apreciação | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Contos africanos no PNLD-Literário nos Anos Finais: uma proposta para obra “Kalinda, a Princesa que Perdeu os Cabelos e Outras Histórias Africanas" | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6174158391101304 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.description.abstractx | To consider the presence of literature in teaching in the final years, it is necessary to consider current work in schools and the public policies that have been implemented (PNBE and PNLD), aiming at access to literary texts inside and outside of school. Furthermore, within the scope of this research, it is important to review the presence of orality in the literary genre of African folktales, considering their still timid presence in basic education institutions. Therefore, this article, using a qualitative and propositional methodology, aims to analyze how experiences of literary appreciation, based on the African short story "Kalinda, the Princess Who Lost Her Hair and Other African Stories" by Celso Sisto, approved by the 2020 literary PNLD, can contribute to the development of teaching narrative texts in the final years. This work is based on the classroom reading experiences that the work can provide (Alves, 2017; Amorim; 2022; Azevedo, 2007; Cascudo, 2012; Cosson, 2020; Dalvi, 2013; Vieira, 2024; Zilberman, 2008), in its various forms, relating to teaching practices in Portuguese language classes. Narratives play a fundamental role in literary education, allowing readers to reach experiences beyond the realm of comprehension. To this end, the short stories "Kalinda, the Princess Who Lost Her Hair," "Rafik, the Boy with the Golden Grain," and "Natula, the Woman with Long Lips" were selected. The conclusions highlight the potential that the analyzed work can provide in terms of ethical and aesthetic development, in working with the oral tradition provided by the narrative genre within the classroom. Thus, adopting the “Literary Trails” model, in order to allow the student to enter the language games provided by the work, involving the culture of each country and its traditional popular imagination. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luan Feliciano dos Santos.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons