Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609

Compartilhe esta página

Título : Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil
Autor : MIRANDA, Paulo Victor Medeiros
Palabras clave : Educação financeira; Endividamento juvenil; Currículo escolar; Autonomia; políticas públicas
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Citación : MIRANDA, Paulo Victor Medeiros. Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo analisar o fenômeno do endividamento juvenil no Brasil, com foco na ausência da educação financeira como fator agravante e na sua potencial inserção no currículo escolar como estratégia de prevenção. A fim de atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de ensaio teórico com base em estudos bibliográficos e documentais, buscando compreender a correlação entre comportamento de consumo, formação educacional e políticas públicas. Por fim, foi possível concluir que a falta de educação financeira compromete significativamente a capacidade dos jovens de tomar decisões econômicas responsáveis, contribuindo para o aumento dos índices de inadimplência nessa faixa etária. A pesquisa aponta, ainda, a necessidade de políticas públicas estruturantes e de uma abordagem educacional contínua e integrada, capaz de promover autonomia, equilíbrio financeiro e bem-estar social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC PAULO MIRANDA FINALIZADO.pdf525,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons