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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609
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Título : | Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil |
Autor : | MIRANDA, Paulo Victor Medeiros |
Palabras clave : | Educação financeira; Endividamento juvenil; Currículo escolar; Autonomia; políticas públicas |
Fecha de publicación : | 14-ago-2025 |
Citación : | MIRANDA, Paulo Victor Medeiros. Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Resumen : | O presente trabalho teve como objetivo analisar o fenômeno do endividamento juvenil no Brasil, com foco na ausência da educação financeira como fator agravante e na sua potencial inserção no currículo escolar como estratégia de prevenção. A fim de atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de ensaio teórico com base em estudos bibliográficos e documentais, buscando compreender a correlação entre comportamento de consumo, formação educacional e políticas públicas. Por fim, foi possível concluir que a falta de educação financeira compromete significativamente a capacidade dos jovens de tomar decisões econômicas responsáveis, contribuindo para o aumento dos índices de inadimplência nessa faixa etária. A pesquisa aponta, ainda, a necessidade de políticas públicas estruturantes e de uma abordagem educacional contínua e integrada, capaz de promover autonomia, equilíbrio financeiro e bem-estar social. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
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