Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | FERREIRA, Gleidson Ramos | - |
| dc.contributor.author | MIRANDA, Paulo Victor Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-17T18:43:55Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-17T18:43:55Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-10-17 | - |
| dc.identifier.citation | MIRANDA, Paulo Victor Medeiros. Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar o fenômeno do endividamento juvenil no Brasil, com foco na ausência da educação financeira como fator agravante e na sua potencial inserção no currículo escolar como estratégia de prevenção. A fim de atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de ensaio teórico com base em estudos bibliográficos e documentais, buscando compreender a correlação entre comportamento de consumo, formação educacional e políticas públicas. Por fim, foi possível concluir que a falta de educação financeira compromete significativamente a capacidade dos jovens de tomar decisões econômicas responsáveis, contribuindo para o aumento dos índices de inadimplência nessa faixa etária. A pesquisa aponta, ainda, a necessidade de políticas públicas estruturantes e de uma abordagem educacional contínua e integrada, capaz de promover autonomia, equilíbrio financeiro e bem-estar social. | pt_BR |
| dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject | Endividamento juvenil | pt_BR |
| dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
| dc.title | Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | LOPES, Christianne Calado Vieira De Melo | - |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6191109184106546 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | This study aimed to analyze the phenomenon of youth indebtedness in Brazil, focusing on the absence of financial education as an aggravating factor and its potential inclusion in the school curriculum as a preventive strategy. To achieve the proposed objectives, the research employed the theoretical essay method based on bibliographic and documentary studies, seeking to understand the correlation between consumption behavior, educational background, and public policies. The findings indicate that the lack of financial education significantly compromises young people's ability to make responsible economic decisions, contributing to increased delinquency rates within this age group. The study also highlights the need for structured public policies and a continuous, integrated educational approach capable of promoting autonomy, financial balance, and social well-being. | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC PAULO MIRANDA FINALIZADO.pdf | 525,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

