Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Gleidson Ramos-
dc.contributor.authorMIRANDA, Paulo Victor Medeiros-
dc.date.accessioned2025-10-17T18:43:55Z-
dc.date.available2025-10-17T18:43:55Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-10-17-
dc.identifier.citationMIRANDA, Paulo Victor Medeiros. Do consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66609-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar o fenômeno do endividamento juvenil no Brasil, com foco na ausência da educação financeira como fator agravante e na sua potencial inserção no currículo escolar como estratégia de prevenção. A fim de atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de ensaio teórico com base em estudos bibliográficos e documentais, buscando compreender a correlação entre comportamento de consumo, formação educacional e políticas públicas. Por fim, foi possível concluir que a falta de educação financeira compromete significativamente a capacidade dos jovens de tomar decisões econômicas responsáveis, contribuindo para o aumento dos índices de inadimplência nessa faixa etária. A pesquisa aponta, ainda, a necessidade de políticas públicas estruturantes e de uma abordagem educacional contínua e integrada, capaz de promover autonomia, equilíbrio financeiro e bem-estar social.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEndividamento juvenilpt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titleDo consumo ao comprometimento: a educação financeira como solução ao endividamento de jovens no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLOPES, Christianne Calado Vieira De Melo-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6191109184106546pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the phenomenon of youth indebtedness in Brazil, focusing on the absence of financial education as an aggravating factor and its potential inclusion in the school curriculum as a preventive strategy. To achieve the proposed objectives, the research employed the theoretical essay method based on bibliographic and documentary studies, seeking to understand the correlation between consumption behavior, educational background, and public policies. The findings indicate that the lack of financial education significantly compromises young people's ability to make responsible economic decisions, contributing to increased delinquency rates within this age group. The study also highlights the need for structured public policies and a continuous, integrated educational approach capable of promoting autonomy, financial balance, and social well-being.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAULO MIRANDA FINALIZADO.pdf525,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons