Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66507

Comparte esta pagina

Título : JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO
Autor : SILVA, Maria Vitória
Palabras clave : Jogos Cooperativos. Ensino Médio. Cooperação. Educação Física Escolar. Participação.
Fecha de publicación : 16-oct-2024
Citación : SILVA, Maria. JOGOS COOPERATIVOS: uma alternativa para o ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Os Jogos Cooperativos é uma estratégia pedagógica utilizada na Educação Física Escolar com a finalidade de estimular e aprimorar a cooperação dos praticantes, contribuindo parcerias e estimulando confiança. Nesta temática, o jogo é utilizado como uma estratégia pedagógica, em que há orientação e problematização de situações de ensino que provoca nos praticantes atitudes cooperativas para o enfrentamento e a superação de desafios em conjunto, com empatia e cooperação. Nestas perspectivas, este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem por objetivo geral analisar os possíveis impactos da sistematização de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente no âmbito do Ensino Médio, visto que neste nível de escolaridade tende a prevalecer a competição. De caráter qualitativo, para a construção das análises adotamos os procedimentos da revisão sistemática da literatura. Para tanto, selecionamos 16 unidades de análise nas diferentes bases de dados: Google Acadêmico, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Com as leituras e análises constatamos o sentido e significado da relevância da sistematização dos jogos cooperativos no âmbito do Ensino Médio. Portanto, reafirmamos que os Jogos Cooperativos é uma estratégia metodológica que estimula relações de cooperação e participação conjuntas em nível interpessoais entre discente-discente e discente-docente.
Descripción : 10
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66507
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIASILVALicenciatura_TCC .pdf420,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons