Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66507
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Alexsandro Barbosa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Vitória | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T17:44:16Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T17:44:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria. JOGOS COOPERATIVOS: uma alternativa para o ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66507 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Jogos Cooperativos é uma estratégia pedagógica utilizada na Educação Física Escolar com a finalidade de estimular e aprimorar a cooperação dos praticantes, contribuindo parcerias e estimulando confiança. Nesta temática, o jogo é utilizado como uma estratégia pedagógica, em que há orientação e problematização de situações de ensino que provoca nos praticantes atitudes cooperativas para o enfrentamento e a superação de desafios em conjunto, com empatia e cooperação. Nestas perspectivas, este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem por objetivo geral analisar os possíveis impactos da sistematização de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente no âmbito do Ensino Médio, visto que neste nível de escolaridade tende a prevalecer a competição. De caráter qualitativo, para a construção das análises adotamos os procedimentos da revisão sistemática da literatura. Para tanto, selecionamos 16 unidades de análise nas diferentes bases de dados: Google Acadêmico, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Com as leituras e análises constatamos o sentido e significado da relevância da sistematização dos jogos cooperativos no âmbito do Ensino Médio. Portanto, reafirmamos que os Jogos Cooperativos é uma estratégia metodológica que estimula relações de cooperação e participação conjuntas em nível interpessoais entre discente-discente e discente-docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogos Cooperativos. Ensino Médio. Cooperação. Educação Física Escolar. Participação. | pt_BR |
dc.title | JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FRANÇA, Tereza Luíza | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8241909844325724 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cooperative Games is an approach in Physical Education with the goal of stimulating and enhancing the cooperation of participants, fostering partnerships, and encouraging trust. In this context, the game is used as a pedagogical strategy, where guidance and problematization of teaching situations provoke cooperative attitudes in participants to face and overcome challenges together, with empathy and cooperation. From these perspectives, this Final Course Paper (FCP) aims to analyze the possible impacts of the systematization of cooperative games in Physical Education classes, specifically at the high school level, given that at this level of education competition tends to prevail. Qualitative in nature, for the construction of the analyses, we adopted the procedures of a systematic literature review. To do so, we selected 16 units of analysis from different databases: Google Scholar, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), and Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Through reading and analysis, we found the relevance and significance of the systematization of cooperative games in high school education. Therefore, we reaffirm that Cooperative Games is a methodological strategy that stimulates cooperative relationships and joint participation at the interpersonal level between students and between students and teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8809406318062867 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIASILVALicenciatura_TCC .pdf | 420,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons